Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Executivo e Legislativo discutem o crescimento organizado de Ji-Paraná



Uma reunião na manhã de ontem (30), no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo para tratarem sobre os rumos do crescimento organizado da zona urbana e rural de Ji-Paraná.

Tratou-se da apresentação da Revisão da Lei do Plano Diretor do Município, como também do Código de Obras e Postura, e Expansão Urbana.

A abertura do evento foi realizada pelo Prefeito, José de Abreu Bianco (DEM), que falou da importância do encontro. “Realizamos a revisão desta Lei do Plano Diretor, e antes de remetê-la à apreciação do Poder Legislativo, estamos fazendo uma exposição técnica para que possamos, sobretudo, discutir as mudanças e receber sugestões, para que possamos realizar as devidas alterações. Hoje em Ji-Paraná o nosso maior problema é a falta de drenagem e pavimentação, e isso acontece desde as primeiras administrações. Foi-se separando e loteando áreas públicas e privadas sem a preocupação de se exigir no mínimo a instalação de água e energia, quanto mais drenagem e pavimentação. Temos loteamentos com mais de 20 anos de liberado que nem energia tem”, explicou Bianco, afirmando que tem havido uma considerável melhoria em relação à pavimentação urbana nos últimos anos, porém não tem sido o suficiente. As questões como parcelamento do solo e expansão urbana, segundo o Prefeito, devem ser amplamente discutidas para que seja tomada a decisão mais acertada.

De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, todas as alterações realizadas no Plano Diretor, código de Obras e Postura, além da Expansão Urbana, foram baseadas principalmente nos anseios da população. “A revisão do Plano Diretor obedece o Estatuto das Cidades e diz que temos que realizá-lo a cada 10 anos, estamos adiantados nesta questão e somos a primeira cidade do Estado a concluir este trabalho. Cumprimos uma extensa agenda de audiências públicas, leitura e consulta comunitária, e elaboramos novos mapas. Tudo isto é fruto de três anos de intenso trabalho com acompanhamento do Ministério das Cidades e supervisão da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal”, disse o Secretário.

Após a apresentação das alterações realizadas na Lei do Plano Diretor pela Semg, o projeto é encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação.

Fonte: Adriana Albuquerque

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)