Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Executivo e Legislativo discutem o crescimento organizado de Ji-Paraná



Uma reunião na manhã de ontem (30), no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo para tratarem sobre os rumos do crescimento organizado da zona urbana e rural de Ji-Paraná.

Tratou-se da apresentação da Revisão da Lei do Plano Diretor do Município, como também do Código de Obras e Postura, e Expansão Urbana.

A abertura do evento foi realizada pelo Prefeito, José de Abreu Bianco (DEM), que falou da importância do encontro. “Realizamos a revisão desta Lei do Plano Diretor, e antes de remetê-la à apreciação do Poder Legislativo, estamos fazendo uma exposição técnica para que possamos, sobretudo, discutir as mudanças e receber sugestões, para que possamos realizar as devidas alterações. Hoje em Ji-Paraná o nosso maior problema é a falta de drenagem e pavimentação, e isso acontece desde as primeiras administrações. Foi-se separando e loteando áreas públicas e privadas sem a preocupação de se exigir no mínimo a instalação de água e energia, quanto mais drenagem e pavimentação. Temos loteamentos com mais de 20 anos de liberado que nem energia tem”, explicou Bianco, afirmando que tem havido uma considerável melhoria em relação à pavimentação urbana nos últimos anos, porém não tem sido o suficiente. As questões como parcelamento do solo e expansão urbana, segundo o Prefeito, devem ser amplamente discutidas para que seja tomada a decisão mais acertada.

De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, todas as alterações realizadas no Plano Diretor, código de Obras e Postura, além da Expansão Urbana, foram baseadas principalmente nos anseios da população. “A revisão do Plano Diretor obedece o Estatuto das Cidades e diz que temos que realizá-lo a cada 10 anos, estamos adiantados nesta questão e somos a primeira cidade do Estado a concluir este trabalho. Cumprimos uma extensa agenda de audiências públicas, leitura e consulta comunitária, e elaboramos novos mapas. Tudo isto é fruto de três anos de intenso trabalho com acompanhamento do Ministério das Cidades e supervisão da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal”, disse o Secretário.

Após a apresentação das alterações realizadas na Lei do Plano Diretor pela Semg, o projeto é encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação.

Fonte: Adriana Albuquerque

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç