Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Estado cadastra doadores de medula óssea em Vilhena


 
Com a finalidade de identificar e qualificar possíveis doadores de medula óssea para serem cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), teve início nesta semana, no Hemocentro de Vilhena, o serviço de coleta de sangue para a análise de doadores.

Após receber uma solicitação do presidente do Diretório Acadêmico da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Vilhena), Paulo Mendes, que chamou a atenção para a necessidade de um ponto de coleta permanente no município, o governador Confúcio Moura determinou a reestruturação do Hemocentro e implantação do serviço. “Os voluntários que queriam doar tinham que se deslocar até Porto Velho e bancar todas as despesas, isso acabava desestimulando os doadores”, explicou Mendes.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e de algumas doenças do sangue. Para realizar o serviço de coleta, três profissionais do Hemocentro foram capacitados e mais de 30 receberam instruções sobre o novo procedimento, que vai desde a recepção dos doadores até o armazenamento correto e envio do sangue para a capital.

A coleta de material para exames de compatibilidade é simples. Na primeira etapa os doadores preenchem uma ficha cadastral, em seguida são encaminhados para a coleta do material, que consiste na retirada através da veia uma pequena quantidade de sangue (5ml).

O material coletado é enviado para Porto Velho e posteriormente segue para Goiânia (GO), onde são feitos os exames. O sangue é ‘tipado’ por análise de histocompatibilidade, o resultado sai em quinze dias, sendo possível saber quem são os possíveis doadores, que passarão por novos exames até chegar à doação da medula.
 

Diferença entre a vida e a morte

O teste identifica as características genéticas que podem influenciar no transplante. Com o resultado das análises, o doador é cadastrado nacionalmente. A partir daí, quando um paciente necessita de transplante, o cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação no estado onde o receptor estiver. Todas as despesas de locomoção são pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa equipe de profissionais e estrutura física estão preparadas para receber os doadores. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde, poderá doar Medula Óssea. Para o doador, o ato será apenas um incômodo passageiro, mas para o doente, será a diferença entre a vida e a morte”, destacou a assistente social Michely Toledo.
 

Conscientização

Campanhas de conscientização devem ser realizadas no município para chamar a atenção da população para este gesto capaz de salvar vidas. As campanhas serão realizadas com o intuito de garantir a continuidade do serviço e conseguir cada vez mais doadores. “O serviço é um grande avanço em nosso município e deve ser implantado de forma responsável. Nossa equipe está mobilizada para atender a demanda e cumprir nossa meta. O Hemocentro está a disposição da Fhemeron, para juntos conseguirmos salvar mais vidas”, disse o diretor clínico do Hemocentro Edvaldo Freitas
 

Como doar

As pessoas que quiserem doar sangue para entrar no REDOME, podem entrar em contato com o Hemocentro pelo telefone 3322-2400 e agendar a coleta. O horário de funcionamento é das 7 às 19 horas. O Hemocentro está localizado na avenida Josato, ao lado do Hospital Regional.

Fonte: Decom /
 Cristiane Cruz
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)