Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - 15h56
Neste 27 de outubro, as 22 escolas de ensino fundamental do município de Guarajá-Mirim, localizado a 331 quilômetros de Porto Velho (RO) vão receber livros doados pelo projeto Ler: Prazer e Saber, uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) em parceria com a prefeitura de Guajará-mirim, construtora Camargo Corrêa, Centro Despertar e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). A ação tem como objetivo proporcionar o acesso e estimular o gosto pela leitura de 8,8 mil alunos que terão acesso ao material.
As escolas de Guajará-Mirim receberão cerca de 6,6 mil livros. Entre os títulos das bibliotecas – cujo formato, móvel com rodinhas, permite que seja transportada a todas as salas de aula – estão clássicos da literatura brasileira infantil e infanto-juvenil, além de obras da literatura internacional. Como parte da ação, 45 professores das escolas estão participando de uma capacitação, realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), para serem mediadores de leitura. “As bibliotecas proporcionam um contato prazeroso das crianças com diferentes gêneros textuais, formando leitores e ampliando sua compreensão pessoal e de mundo” afirma Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa.
O projeto Ler: Prazer e Saber é uma das iniciativas que o programa Escola Ideal, do ICC, que colabora para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de ensino fundamental, onde estão presentes as empresas do Grupo Camargo Corrêa. A iniciativa também está presente em outras 18 cidades brasileiras, incluindo a capital de Rondônia. Em Porto Velho participam do programa 10 escolas de ensino fundamental. Até o final de 2011, essas escolas receberão duas bibliotecas móveis com acervo e início da formação de professores.
Primeiras Letras
Outro destaque do programa Escola Ideal em Rondônia é o projeto Primeiras Letras, realizado pelo ICC em parceria com as secretaria municipais de Educação de Guajará-mirim e Porto Velho e a ONG Comunicação e Cultura. A iniciativa viabiliza a publicação de jornais editados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, com textos e desenhos de seus alunos. Os jornais, que circulam dentro e fora da escola, servem como instrumento de dinamização das aulas e de valorização social da escrita. As publicações são preparadas na escola e enviadas para a sede do Comunicação e Cultura, onde é feita a impressão.
Em Guajará-Mirim, a ação já gerou bons frutos: no último mês, as 22 escolas da cidade já distribuíram os seus primeiros exemplares. Uma delas, situada na região da tribo indígena Wari, produziu sua edição na língua Txapakura, expondo o trabalho dos alunos em sua língua nativa. Este mesmo projeto também está sendo realizado em 10 escolas de Porto Velho.
“Como a proposta do projeto é resgatar a função social da escrita e desenvolver a cidadania nas crianças, o jornal escolar contribui para tornar mais prazeroso o ato de aprender. Em Guajará-Mirim, a iniciativa de publicar o material na língua Txapakura, vai ao encontro da proposta do projeto”, afirma Azevedo.
Instituto Camargo Corrêa
O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente, são executados cerca de 90 projetos em 44 municípios de 14 estados brasileiros.
Fonte: Comunica
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)