Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 - 15h56
Neste 27 de outubro, as 22 escolas de ensino fundamental do município de Guarajá-Mirim, localizado a 331 quilômetros de Porto Velho (RO) vão receber livros doados pelo projeto Ler: Prazer e Saber, uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) em parceria com a prefeitura de Guajará-mirim, construtora Camargo Corrêa, Centro Despertar e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). A ação tem como objetivo proporcionar o acesso e estimular o gosto pela leitura de 8,8 mil alunos que terão acesso ao material.
As escolas de Guajará-Mirim receberão cerca de 6,6 mil livros. Entre os títulos das bibliotecas – cujo formato, móvel com rodinhas, permite que seja transportada a todas as salas de aula – estão clássicos da literatura brasileira infantil e infanto-juvenil, além de obras da literatura internacional. Como parte da ação, 45 professores das escolas estão participando de uma capacitação, realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), para serem mediadores de leitura. “As bibliotecas proporcionam um contato prazeroso das crianças com diferentes gêneros textuais, formando leitores e ampliando sua compreensão pessoal e de mundo” afirma Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa.
O projeto Ler: Prazer e Saber é uma das iniciativas que o programa Escola Ideal, do ICC, que colabora para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de ensino fundamental, onde estão presentes as empresas do Grupo Camargo Corrêa. A iniciativa também está presente em outras 18 cidades brasileiras, incluindo a capital de Rondônia. Em Porto Velho participam do programa 10 escolas de ensino fundamental. Até o final de 2011, essas escolas receberão duas bibliotecas móveis com acervo e início da formação de professores.
Primeiras Letras
Outro destaque do programa Escola Ideal em Rondônia é o projeto Primeiras Letras, realizado pelo ICC em parceria com as secretaria municipais de Educação de Guajará-mirim e Porto Velho e a ONG Comunicação e Cultura. A iniciativa viabiliza a publicação de jornais editados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, com textos e desenhos de seus alunos. Os jornais, que circulam dentro e fora da escola, servem como instrumento de dinamização das aulas e de valorização social da escrita. As publicações são preparadas na escola e enviadas para a sede do Comunicação e Cultura, onde é feita a impressão.
Em Guajará-Mirim, a ação já gerou bons frutos: no último mês, as 22 escolas da cidade já distribuíram os seus primeiros exemplares. Uma delas, situada na região da tribo indígena Wari, produziu sua edição na língua Txapakura, expondo o trabalho dos alunos em sua língua nativa. Este mesmo projeto também está sendo realizado em 10 escolas de Porto Velho.
“Como a proposta do projeto é resgatar a função social da escrita e desenvolver a cidadania nas crianças, o jornal escolar contribui para tornar mais prazeroso o ato de aprender. Em Guajará-Mirim, a iniciativa de publicar o material na língua Txapakura, vai ao encontro da proposta do projeto”, afirma Azevedo.
Instituto Camargo Corrêa
O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente, são executados cerca de 90 projetos em 44 municípios de 14 estados brasileiros.
Fonte: Comunica
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)