Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Escolas de Guajará Mirim recebem doação de 6,6 mil livros do Instituto Camargo Corrêa


Neste  27 de outubro, as 22 escolas de ensino fundamental do município de Guarajá-Mirim, localizado a 331 quilômetros de Porto Velho (RO) vão receber livros doados pelo projeto Ler: Prazer e Saber, uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) em parceria com a prefeitura de Guajará-mirim, construtora Camargo Corrêa, Centro Despertar e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). A ação tem como objetivo proporcionar o acesso e estimular o gosto pela leitura de 8,8 mil alunos que terão acesso ao material.

As escolas de Guajará-Mirim receberão cerca  de 6,6 mil livros. Entre os títulos das bibliotecas – cujo formato, móvel com rodinhas, permite que seja transportada a todas as salas de aula – estão clássicos da literatura brasileira infantil e infanto-juvenil, além de obras da literatura internacional. Como parte da ação, 45 professores das escolas estão participando de uma capacitação, realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), para serem mediadores de leitura.  “As bibliotecas proporcionam um contato prazeroso das crianças com diferentes gêneros textuais, formando leitores e ampliando sua compreensão pessoal e de mundo” afirma Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa.

O projeto Ler: Prazer e Saber é uma das iniciativas que o programa Escola Ideal, do ICC, que colabora para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de ensino fundamental, onde estão presentes as empresas do Grupo Camargo Corrêa. A iniciativa também está presente em outras 18 cidades brasileiras, incluindo a capital de Rondônia. Em Porto Velho participam do programa 10 escolas de ensino fundamental. Até o final de 2011, essas escolas receberão duas bibliotecas móveis com acervo e início da formação de professores.
 

Primeiras Letras

Outro destaque do programa Escola Ideal em Rondônia é o projeto Primeiras Letras, realizado pelo ICC em parceria com as secretaria municipais de Educação de Guajará-mirim e Porto Velho e a ONG Comunicação e Cultura. A iniciativa viabiliza a publicação de jornais editados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, com textos e desenhos de seus alunos. Os jornais, que circulam dentro e fora da escola, servem como instrumento de dinamização das aulas e de valorização social da escrita. As publicações são preparadas na escola e enviadas para a sede do Comunicação e Cultura, onde é feita a impressão.

Em Guajará-Mirim, a ação já gerou bons frutos: no último mês, as 22 escolas da cidade já distribuíram os seus primeiros exemplares. Uma delas, situada na região da tribo indígena Wari, produziu sua edição na língua Txapakura, expondo o trabalho dos alunos em sua língua nativa. Este mesmo projeto também está sendo realizado em 10 escolas de Porto Velho.

“Como a proposta do projeto é resgatar a função social da escrita e desenvolver a cidadania nas crianças, o jornal escolar contribui para tornar mais prazeroso o ato de aprender. Em Guajará-Mirim, a iniciativa de publicar o material na língua Txapakura, vai ao encontro da proposta do projeto”, afirma Azevedo.
 

Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente, são executados cerca de 90 projetos em 44 municípios de 14 estados brasileiros.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)