Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 21h33
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio, Henrique Dias, localizada na BR 364, TB-65, comporta em sua estrutura 320 alunos. Tornou-se Escola Polo em 1997, e hoje tem 36 funcionários para atender os alunos e a comunidade, que sempre visitam a instituição, pois ali também são realizadas oficinas e cursos.
A Escola Henrique Dias tem atividades inovadoras e excelentes projetos. O maior é o de reciclagem de papel e separação de lixo, onde os alunos aprendem a ter mais consciência sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. Este projeto é desenvolvido pelos alunos do ensino fundamental, nas disciplinas de técnicas agrícolas e artes.
Existe um esterco natural criado e cultivado pelos próprios alunos, feito de urina de vaca, sangue e água, uma mistura extremamente nutriente e que tem função repelente, evitando que os insetos destruam a plantação.
Tudo aquilo que pode ser usado como biofertilizante e os restos de alimentos são depositados em um caixote de compostagem para que no tempo certo seja usado como adubo na horta.
Na linda e imensa horta que existe nos fundos da Escola são cultivadas dezenas de espécies diferentes de hortaliças e chás: plantas medicinais, ervas e raízes, como cebolinha, repolho, repolho roxo, alface, pimenta, couve, canela, cravo, pés de banana, mandioca, cidreira, alfavaca, boldo, erva cidreira, losna, taioba, vick, anador, alfazema e flor da Amazônia.
A aluna Denise Lopes, de 12 anos, que cursa o 7° ano, disse que apesar da Escola Henrique Dias ser a única da região, ela não trocaria se pudesse, pois gosta muito de estudar lá, porque os professores são atenciosos e sabem ensinar.
O aluno Guilherme Santana, de 14 anos, que está cursando o 8° ano, disse que a Escola é muito legal, relaciona-se bem com toda a equipe administrativa e a hora do recreio é bem divertida.
No intervalo entre as aulas, a professora Rosilane Soares de Laia vem desenvolvendo um projeto maravilhoso onde os alunos apresentam um teatro de fantoches com base naquilo que aprenderam nas aulas. Já foram apresentadas as peças: Tiradentes e A Onça e o Balde. Encenações sobre higiene bucal com a peça: Os Dentes e sobre Limpeza.
O objetivo desta aula diferente é além de proporcionar o melhor entendimento sobre a matéria, desinibir o aluno e melhorar a interação social e a comunicação dele.
São desenvolvidos também projetos como: Aprender a fazer, fazendo, que consiste em cuidar de uma granja. A confecção de um jornal bimestral escolar, redigido, diagramado e impresso na própria Escola pelos alunos, feito por uma equipe de 12 integrantes, todos muito responsáveis e talentosos.
O Projeto Expresso Leitura, que consiste em aproveitar o tempo que os alunos levam para chegar à Escola nos ônibus, lendo. O Projeto Aprender a Gostar de Ler, que ajuda os alunos a ter uma autonomia maior influenciada pela leitura.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)