Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 21h33
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio, Henrique Dias, localizada na BR 364, TB-65, comporta em sua estrutura 320 alunos. Tornou-se Escola Polo em 1997, e hoje tem 36 funcionários para atender os alunos e a comunidade, que sempre visitam a instituição, pois ali também são realizadas oficinas e cursos.
A Escola Henrique Dias tem atividades inovadoras e excelentes projetos. O maior é o de reciclagem de papel e separação de lixo, onde os alunos aprendem a ter mais consciência sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. Este projeto é desenvolvido pelos alunos do ensino fundamental, nas disciplinas de técnicas agrícolas e artes.
Existe um esterco natural criado e cultivado pelos próprios alunos, feito de urina de vaca, sangue e água, uma mistura extremamente nutriente e que tem função repelente, evitando que os insetos destruam a plantação.
Tudo aquilo que pode ser usado como biofertilizante e os restos de alimentos são depositados em um caixote de compostagem para que no tempo certo seja usado como adubo na horta.
Na linda e imensa horta que existe nos fundos da Escola são cultivadas dezenas de espécies diferentes de hortaliças e chás: plantas medicinais, ervas e raízes, como cebolinha, repolho, repolho roxo, alface, pimenta, couve, canela, cravo, pés de banana, mandioca, cidreira, alfavaca, boldo, erva cidreira, losna, taioba, vick, anador, alfazema e flor da Amazônia.
A aluna Denise Lopes, de 12 anos, que cursa o 7° ano, disse que apesar da Escola Henrique Dias ser a única da região, ela não trocaria se pudesse, pois gosta muito de estudar lá, porque os professores são atenciosos e sabem ensinar.
O aluno Guilherme Santana, de 14 anos, que está cursando o 8° ano, disse que a Escola é muito legal, relaciona-se bem com toda a equipe administrativa e a hora do recreio é bem divertida.
No intervalo entre as aulas, a professora Rosilane Soares de Laia vem desenvolvendo um projeto maravilhoso onde os alunos apresentam um teatro de fantoches com base naquilo que aprenderam nas aulas. Já foram apresentadas as peças: Tiradentes e A Onça e o Balde. Encenações sobre higiene bucal com a peça: Os Dentes e sobre Limpeza.
O objetivo desta aula diferente é além de proporcionar o melhor entendimento sobre a matéria, desinibir o aluno e melhorar a interação social e a comunicação dele.
São desenvolvidos também projetos como: Aprender a fazer, fazendo, que consiste em cuidar de uma granja. A confecção de um jornal bimestral escolar, redigido, diagramado e impresso na própria Escola pelos alunos, feito por uma equipe de 12 integrantes, todos muito responsáveis e talentosos.
O Projeto Expresso Leitura, que consiste em aproveitar o tempo que os alunos levam para chegar à Escola nos ônibus, lendo. O Projeto Aprender a Gostar de Ler, que ajuda os alunos a ter uma autonomia maior influenciada pela leitura.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo
A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)