Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Escola rural de Ariquemes inova com ensino funcional


 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio, Henrique Dias, localizada na BR 364, TB-65, comporta em sua estrutura 320 alunos. Tornou-se Escola Polo em 1997, e hoje tem 36 funcionários para atender os alunos e a comunidade, que sempre visitam a instituição, pois ali também são realizadas oficinas e cursos.Escola rural de Ariquemes inova com ensino funcional  - Gente de Opinião

A Escola Henrique Dias tem atividades inovadoras e excelentes projetos. O maior é o de reciclagem de papel e separação de lixo, onde os alunos aprendem a ter mais consciência sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. Este projeto é desenvolvido pelos alunos do ensino fundamental, nas disciplinas de técnicas agrícolas e artes.

Existe um esterco natural criado e cultivado pelos próprios alunos, feito de urina de vaca, sangue e água, uma mistura extremamente nutriente e que tem função repelente, evitando que os insetos destruam a plantação.

Tudo aquilo que pode ser usado como biofertilizante e os restos de alimentos são depositados em um caixote de compostagem para que no tempo certo seja usado como adubo na horta.

Na linda e imensa horta que existe nos fundos da Escola são cultivadas dezenas de espécies diferentes de hortaliças e chás: plantas medicinais, ervas e raízes, como cebolinha, repolho, repolho roxo, alface, pimenta, couve, canela, cravo, pés de banana, mandioca, cidreira, alfavaca, boldo, erva cidreira, losna, taioba, vick, anador, alfazema e flor da Amazônia.

A aluna Denise Lopes, de 12 anos, que cursa o 7° ano, disse que apesar da Escola Henrique Dias ser a única da região, ela não trocaria se pudesse, pois gosta muito de estudar lá, porque os professores são atenciosos e sabem ensinar.

O aluno Guilherme Santana, de 14 anos, que está cursando o 8° ano, disse que a Escola é muito legal, relaciona-se bem com toda a equipe administrativa e a hora do recreio é bem divertida.

No intervalo entre as aulas, a professora Rosilane Soares de Laia vem desenvolvendo um projeto maravilhoso onde os alunos apresentam um teatro de fantoches com base naquilo que aprenderam nas aulas. Já foram apresentadas as peças: Tiradentes e A Onça e o Balde. Encenações sobre higiene bucal com a peça: Os Dentes e sobre Limpeza.

O objetivo desta aula diferente é além de proporcionar o melhor entendimento sobre a matéria, desinibir o aluno e melhorar a interação social e a comunicação dele.

São desenvolvidos também projetos como: Aprender a fazer, fazendo, que consiste em cuidar de uma granja. A confecção de um jornal bimestral escolar, redigido, diagramado e impresso na própria Escola pelos alunos, feito por uma equipe de 12 integrantes, todos muito responsáveis e talentosos.

O Projeto Expresso Leitura, que consiste em aproveitar o tempo que os alunos levam para chegar à Escola nos ônibus, lendo. O Projeto Aprender a Gostar de Ler, que ajuda os alunos a ter uma autonomia maior influenciada pela leitura.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç