Sábado, 12 de dezembro de 2009 - 05h52
Dando prosseguimento ao conjunto de trabalhos executados pelo Escritório Local (Esloc) da Emater em São Francisco do Guaporé, uma equipe de dez profissionais deslocou-se para o distrito de Pedras Negras do Guaporé no dia 05 de dezembro a fim de levar sementes e mudas para melhoramento genético das culturas da comunidade, além de montar uma farinheira doada pelo Governo do Estado e oferecer esclarecimentos sobre os financiamentos do Banco da Amazônia para a agricultura familiar.
Segundo o chefe do Esloc, Francisco Barbosa (Ceará), “foram levadas sementes e mudas de bananeira, inhame, arroz, cana-de-açúcar, entre outras, para que os agricultores da localidade possam ter mais variedades na produção”.
Ele explicou também que, “apesar da distância e da dificuldade em se chegar às comunidades ribeirinhas, o Governo do Estado tem priorizado este tipo de atendimento, porque tem consciência da importância da preservação cultural que representam”.
Pedras Negras também foi contemplada com uma farinheira e material e instrumentos para apicultura. “Não foi só a entrega, recebemos também instruções para o desenvolvimento da cultura do mel e de uso da farinheira, que vai agilizar a nossa produção”, destacou o presidente da Associação Quilombola de Pedras Negras, Apolônio de França Neto.
Também fez parte do trabalho de extensão da Emater em Pedras Negras, uma palestra sobre os financiamentos a que a comunidade tem direito, juntamente com os formulários para solicitação de empréstimos. Cerca de 15 produtores rurais aderiram aos financiamentos oferecidos pelo Banco da Amazônia.
No dia 08, com a presença do vice-governador, que prestigiava a centenária Festa de Nossa Senhora da Conceição, foram entregues certificados de participação da extensão oferecida pela Emater. “Em nossa gestão, os municípios estão sendo atendidos com ações que se estendem aos distritos e regiões mais isoladas. Pedras Negras não foge à exceção, estamos atentos às reivindicações da comunidade que ficou tanto tempo sem a atenção de governos anteriores”, finalizou o vice-governador João Cahulla.
Após a entrega dos certificados, a equipe da Emater de São Francisco ainda passou pelo Quilombo de Santo Antônio do Guaporé para instalar uma farinheira também doada pelo Governo do Estado e depois seguiu para a cidade. Ceará ainda informou que um trator de Pedras Negras será reformado e “antes de março, voltaremos lá para entregarmos a máquina e para darmos continuidade no trabalho”.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)