Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Em debate na Unir, Fátima defende implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa



Em debate com os candidatos ao Senado, realizado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), no campi de Cacoal, na noite de quarta-feira (22), a candidata à reeleição Fátima Cleide (PT) defendeu a aplicação de 1% da arrecadação anual do estado para a Fundação de Amparo à Pesquisa Cientifica e Tecnológica de Rondônia, prevista no artigo 201 da Constituição Estadual, desde 1989. No entanto, até hoje ela não foi implantada.

Não compareceram ao debate os candidatos Valdir Raupp (PMDB), Ivo Cassol e Melki Donadon (PHS). No evento estiveram 450 acadêmicos e docentes da instituição, além de pessoas da comunidade do município.

“O montante de 1% é um padrão em se tratando de fundações equivalentes nos estados. Fiz umas contas, e se desde 2002 até 2009 o governo do Estado tivesse reservado o percentual de sua arrecadação, teríamos 116 milhões de reais em investimentos. É algo que ajudaria muito na parceria com o governo federal, que hoje é o único ente a destinar recursos para as atividades de pesquisa na universidade e promover o ensino técnico profissionalizante. Além disso, podemos articular recursos federais para ampliar a verba da Fundação”, disse a senadora.

O tema do debate, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento de Rondônia, polarizou os candidatos especialmente em torno do suporte para a área da educação superior, agricultura familiar e habitação.

Ao responder perguntas da comunidade acadêmica e dos candidatos Agnaldo Muniz e Pastor Aluízio Vidal, Fátima reafirmou o compromisso em apoiar a construção de laboratórios, reestruturação física dos campi e maior volume de recursos da Capes, CNPq e Finep para financiar projetos de pesquisas cientificas na Unir.

Para a senadora, Rondônia vive um momento importante de desenvolvimento e a Unir precisa de estrutura para formar profissionais para preencher as vagas que surgem no estado. A parlamentar ressaltou que durante o mandato destinou recursos para a construção da biblioteca, do centro de inclusão digital, da cantina e aquisição de equipamentos para o laboratório.

A articulação para a instalação do Instituto Federal de Educação Tecnológica com campi em seis um municípios de Rondônia e a busca por mais dois campi foi destacado pela senadora como uma das principais bandeiras de luta de seu mandato.

Fátima falou de sua luta em defesa do piso salarial dos profissionais em Educação, aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Lula, porém, embargado pela justiça devido ação contraria de alguns governadores e a busca em favor a valorização profissional dos educadores.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam