Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT: Oliveira diz que obras da ponte de Abunã começam em junho


Superintendente do DNIT profere palestra em Guajará-Mirim e anuncia início de obras na região

O Superintendente Regional do DNIT, José Ribamar da Cruz Oliveira, classificou de excelentes as perspectivas para o desenvolvimento de toda a região de Guajará-Mirim e ponta do Abunã com as diversas obras estruturantes, entre elas a ponte sobre o rio Madeira no distrito de Abunã, que deverão ser iniciadas ainda neste primeiro semestre. Ele comentou ontem a excelente receptividade que obteve com a palestra proferida no plenário da Câmara dos Vereadores de Guajará-Mirim, na última semana, sobre “Expectativas e benefícios econômicos para o município com a construção da ponte Brasil/Bolívia”.

Oliveira foi aplaudido pelo público que lotou as dependências da Câmara ao esclarecer que todo um conjunto de obras, e não apenas a ponte binacional, terão a capacidade de retirar o município da situação de exclusão a que foi historicamente relegado no processo de desenvolvimento de Rondônia, em função de sua posição geográfica fora do eixo da BR-364. “Guajará-Mirim – cidade que me adotou e me permitiu constituir minha família - viveu por décadas em relação ao estado a mesma situação que Rondônia sempre viveu em relação ao País, ou seja: fim de linha” - disse.

Ele assegurou que, da mesma forma que Rondônia deixa a beirada do mapa brasileiro para ocupar o coração geográfico da integração continental com a saída para o Pacífico, Guajará-Mirim passa a ocupar posição de destaque no processo de desenvolvimento do estado, com a abertura de novos mercados para nossos produtos e, especialmente, com o fortalecimento da exploração de suas potencialidades turísticas.

A ponte binacional, esclareceu o superintendente do DNIT, é o complemento de todo um conjunto de grandes obras, que passa pela construção da nova BR-425, de Abunã até à divisa com a Bolívia, na cabeceira da ponte, da abertura da BR-421, que vai ligar Ariquemes a Nova Mamoré, da ponte sobre o rio Madeira, em Abunã e na própria construção da nova BR-364, cde Porto Velho a Vilhena. Todo esse conjunto vai resultar em um grande estímulo à produção e seu escoamento em direção aos diferentes mercados, da mesma forma que a malha viária de qualidade alavanca o desenvolvimento da indústria turística – assinalou.

- Guajará-Mirim é hoje reconhecidamente

Fonte - Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

A Administração Distrital de Nova Mutum Paraná, sob a liderança de Rosenilde Alexandria, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (S

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)