Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DNIT: Oliveira diz que obras da ponte de Abunã começam em junho


Superintendente do DNIT profere palestra em Guajará-Mirim e anuncia início de obras na região

O Superintendente Regional do DNIT, José Ribamar da Cruz Oliveira, classificou de excelentes as perspectivas para o desenvolvimento de toda a região de Guajará-Mirim e ponta do Abunã com as diversas obras estruturantes, entre elas a ponte sobre o rio Madeira no distrito de Abunã, que deverão ser iniciadas ainda neste primeiro semestre. Ele comentou ontem a excelente receptividade que obteve com a palestra proferida no plenário da Câmara dos Vereadores de Guajará-Mirim, na última semana, sobre “Expectativas e benefícios econômicos para o município com a construção da ponte Brasil/Bolívia”.

Oliveira foi aplaudido pelo público que lotou as dependências da Câmara ao esclarecer que todo um conjunto de obras, e não apenas a ponte binacional, terão a capacidade de retirar o município da situação de exclusão a que foi historicamente relegado no processo de desenvolvimento de Rondônia, em função de sua posição geográfica fora do eixo da BR-364. “Guajará-Mirim – cidade que me adotou e me permitiu constituir minha família - viveu por décadas em relação ao estado a mesma situação que Rondônia sempre viveu em relação ao País, ou seja: fim de linha” - disse.

Ele assegurou que, da mesma forma que Rondônia deixa a beirada do mapa brasileiro para ocupar o coração geográfico da integração continental com a saída para o Pacífico, Guajará-Mirim passa a ocupar posição de destaque no processo de desenvolvimento do estado, com a abertura de novos mercados para nossos produtos e, especialmente, com o fortalecimento da exploração de suas potencialidades turísticas.

A ponte binacional, esclareceu o superintendente do DNIT, é o complemento de todo um conjunto de grandes obras, que passa pela construção da nova BR-425, de Abunã até à divisa com a Bolívia, na cabeceira da ponte, da abertura da BR-421, que vai ligar Ariquemes a Nova Mamoré, da ponte sobre o rio Madeira, em Abunã e na própria construção da nova BR-364, cde Porto Velho a Vilhena. Todo esse conjunto vai resultar em um grande estímulo à produção e seu escoamento em direção aos diferentes mercados, da mesma forma que a malha viária de qualidade alavanca o desenvolvimento da indústria turística – assinalou.

- Guajará-Mirim é hoje reconhecidamente

Fonte - Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Gente de Opinião Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)