Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 17h22
Está programada para esta sexta-feira, dia 14, a apresentação do projeto da ponte sobre o rio Mamoré, em Guajará-Mirim. A obra, que vai ligar a BR-425 ao território boliviano integra um conjunto de obras que o DNIT tem programadas para aquele município, cuja realização foi tornada possível graças ao empenho da bancada federal rondoniense. O pacote, verdadeiro presente de natal para aquele município, contém a recuperação total da BR-425 desde o entroncamento com a BR-364 até à ponte binacional, que será construída na área próxima à cachoeira, fora do centro da cidade, e ainda, a construção da travessia urbana – vias marginais – desde o Acesso à Unir. Campus de Guajará, até o trevo de acesso ao centro da cidade.
O evento, organizado pelo DNIT, contará com a presença do senador Valdir Raupp, da deputada Marinha Raupp, além do presidente do Sebrae/RO, Pedro Teireira e da direção da Associação Comercial de Guajará-Mirim. O projeto da ponte será apresentado ao público pelos técnicos da JDS, empresa responsável pela sua produção, que vêm do Rio de Janeiro especialmente para o encontro. O Sebrae, um dos grandes defensores da obra, irá apresentar aos empresários do município todas as perspectivas que serão abertas a partir da consolidação do grande marcado que se abre a partir das facilidades de acesso que a ponte e as demais obras irão promover. Somente para a ponte estão estimados investimentos da ordem de R$ 120 milhões do DNIT e o senador Valdir Raupp já se comprometeu a trabalhar no sentido de que não faltem recursos para as demais obras.
Para o superintendente do DNIT, a importância da ponte pode ser avaliada a partir do empenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua concretização. Tanto, que por duas vezes o próprio diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, já visitou a Bolívia, discutindo detalhes da obra com as autoridades bolivianas. Para o país vizinho, significa afinal a perspectiva de ligação com o oceano Atlântico, passando por solo brasileiro. A ponte sobre o rio Mamoré, que terá uma extensão de 1.200 metros, já foi inclusive objeto de análise pela Comissão de Viação e Transporte na Câmara Federal, que autorizou a negociação internacional para sua concretização. Oliveira acrescenta que a abertura de licitação para a obra depende apenas da assinatura do termo de cooperação internacional que irá possibilitar a contratação do EIA/RIMA – para obtenção do licenciamento ambiental.
José Ribamar Oliveira fez questão de destacar que a ponte Brasil – Bolívia, a reforma das BR-425 e a construção da travessia urbana em Guajará-Mirim complementam o trabalho desenvolvido pelo DNIT em todo o estado, graças ao empenho pessoal do senador Valdir Raupp, da deputada Marinha Raupp e de toda a bancada rondoniense. Ele lembrou que em todo o estado estão assinaladas as marcas da presença do órgão, nos trabalhos de manutenção e conservação das rodovias federais.
Fonte: Ascom - Carlos Henrique
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)