Segunda-feira, 2 de abril de 2012 - 22h40
Para solucionar o problema, o Deosp elaborou um projeto de contenção do barranco que será licitado no próximo mês. “Aos poucos a parte mais antiga está sendo engolida, colocando em risco o patrimônio histórico do lugar. Calama conta com cerca de três mil habitantes e esse mesmo Rio Madeira, que é fonte de renda para os ribeirinhos e o único meio de acesso ao distrito, também é uma ameaça devido às intensas erosões que suas águas provocam nos barrancos”, lamentou Castro.
Escola
Em Nazaré a construção da escola Eduardo Costa, cuja obra estava paralisada desde 2010, foi retomada logo que o governador Confúcio Moura assumiu e já está em fase de conclusão. Castro Neto salientou que a obra foi projetada dentro dos novos padrões técnicos de construção de escolas públicas, que inclui 10 salas de aula, sala de professores, salas administrativas, áreas de lazer e, práticas de esporte, laboratórios de informática e de ciências, entre outros itens.
Ponte
Já foi licitada e aguarda a ordem de serviço a construção de uma ponte de 200 metros que fará a ligação da vila à nova unidade de ensino. “A escola foi construída um pouco distante de Nazaré e com as chuvas os alunos não poderiam atravessar, devido a cheia do Rio Madeira. Com a construção da ponte os alunos poderão ir e vir sem se preocupar, faça sol ou faça chuva”.
Além disto, também está em processo de elaboração de contrato a construção de uma quadra coberta na escola Eduardo Costa. “É mais um benefício aos estudantes de Nazaré que poderão praticar esportes e várias outras atividades extracurriculares”, enfatizou.
Até o final de Abril também estará sendo licitada a obra de construção da rede de distribuição de água e a estação de tratamento que atenderá 100% da população de Nazaré. “Passado os trâmites burocráticos será dada a ordem para o início da construção da ponte e o Deosp estará acompanhando e cobrando os prazos”, apontou.
Em São Carlos, Abelardo Castro reuniu-se com a comunidade para definir o local onde será construída a praça. O pedido foi feito pelos moradores durante visita do governador Confúcio no início de 2011. “A comunidade pediu uma praça e o governador atendeu os apelos. O deosp prontamente elaborou o projeto que já passou pela fase de licitação aguardando apenas o período das chuvas cessarem para então dar a ordem de serviço”, finalizou Abelardo Castro.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)