Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007 - 14h49
A deputada estadual Daniela Amorim (PTB) quer ampliar a oferta de biocombustíveis no estado, a partir da produção de essências regionais, que permitam o desenvolvimento sustentável, com aproveitamento de todo o potencial ambiental, numa experiência pólo que está sendo articulada em Ariquemes, e que envolve diretamente cerca de 150 produtores rurais.
Para assegurar os subsídios necessários ao desenvolvimento desse empreendimento, Daniela Amorim visitou, no início da semana, o projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), no distrito de Nova Califórnia, na divisa de Rondônia e Acre. Acompanhada do ajunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Aníbal de Jesus, do agrônomo José Jesus Gonçalves e do presidente da Companhia Extrativista Vale Abunã (CEVA), Jacob Schlosser, a deputada conheceu um experimento desenvolvido com o açaí de touceira, pelos agricultores do Reca.
A vantagem dessa palmeira, segundo verificou a parlamentar, é ser nativa, produz 1001 derivados, entres eles, o mais requisitado do mercado, o biocombustível, sem prejudicar o meio ambiente. "Ao contrário, essa palmeira serve para ecoreflorestar áreas, e dela se extrair o óleo para biocombustíveis, mas também se produz ração animal, polpa, e mais outros mil produtos com mercado garantindo gerando renda aos produtores envolvidos, desenvolvimento social com aproveitamento de mão de obra e ainda ajuda ao meio ambiente", afirma, entusiasta, o presidente da Ceva.
O próximo passo, segundo ele, deve ocorrer nos próximos dias em Ariquemes, com o envolvimento da Prefeitura em novas reuniões com os produtores para criar o pólo com o açaí de touceira. "Nossa intenção é que essa planta seja explorada em todo o estado pelos produtores de biocombustíveis pelas vantagens sócio-econômicas e ambiental já demonstrada.", afirma Jacob Schlosser.
Daniela Amorim vê com bons olhos esse empreendimento, porque promove o desenvolvimento sócio econômico associado ao componente ambiental , conforme já certificado pelo Reca. O projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado, uma referência nacional e internacional em inclusão social, surgiu como uma alternativa às famílias agricultoras, que migraram de diversas regiões do Brasil para a região oeste de Rondônia, e hoje sobrevivem e se mantem na floresta buscando a preservação do meio ambiente e sustentabilidade econômica.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)