Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso do TCE sobre o Fundeb reúne conselheiros de 12 municípios em Ji-Paraná


 

“Os conselheiros do Fundeb são parceiros do Tribunal de Contas, afinal têm a mesma missão nossa, que é a de fiscalizar.” Essa afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, na manhã desta segunda-feira (18), durante a abertura do terceiro módulo do curso de Operacionalização e Aperfeiçoamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Reunindo membros de conselhos do Fundeb e secretários de Educação de 12 municípios do polo de Ji-Paraná, a capacitação, que é realizada nas dependências do Hotel Maximus, em Ji-Paraná, teve, na abertura, a presença ainda dos prefeitos José de Abreu Bianco, de Ji-Paraná, e Celso de Jesus Lang, de Urupá, o deputado federal eleito recentemente Marcos Rogério, que atualmente é vereador e representou a Presidência da Câmara de Ji-Paraná, e o secretário de Educação de Ji-Paraná, Vanderlei Nunes.

Pelo TCE, além do conselheiro presidente, também marcaram presença o vice-presidente, conselheiro Valdivino Crispim de Souza, o diretor da Escola de Contas, Davi Dantas da Silva, e os instrutores do curso, a secretária interina da Regional de Vilhena, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa.

Em seu pronunciamento, o presidente José Gomes falou, ainda, que é preciso ter capacidade técnica para poder fiscalizar com mais eficiência: “Por experiência própria, o Tribunal de Contas descobriu que apenas fiscalizar, sem orientar, de nada adianta. Por isso, decidiu mudar seu foco de ação e, como resultado disso, temos hoje em Ji-Paraná este curso, que visa capacitar os conselheiros do Fundeb, dando a eles as ferramentas para a fiscalização.”

Ao falar da iniciativa pedagógica do TCE no Estado, o conselheiro presidente revelou, que, só em 2010, já foram capacitados 3.800 servidores, entre municipais e estaduais – incluídos aí aqueles que trabalham na Corte de Contas, através de treinamentos internos. “E queremos fechar o ano com mais de 4 mil servidores treinados”, disse.

Já o conselheiro Valdivino Crispim elogiou a atitude dos conselheiros do Fundeb de procurarem se aprimorar, adquirindo mais conhecimentos para auxiliá-los no controle dos recursos aplicados no ensino. “A educação é um dos vetores do IDH, que é o Índice de Desenvolvimento Humano. O processo educacional é fundamental para termos cidadãos mais conscientes dos seus direitos”, salienta.


APRIMORAMENTO

A ação do TCE na prevenção da ocorrência de irregularidades também foi lembrada pelo prefeito de Ji-Paraná, José Bianco. “Certamente, depois desse aprimoramento, os conselheiros do Fundeb estarão muito mais preparados para o exercício de suas funções”, afirma.

Já o prefeito de Urupá, Celso Lang, diz que, ao realizar as capacitações no interior – antes de Ji-Paraná, o curso sobre Fundeb foi realizado em Vilhena, no mês de agosto, e Cacoal, em setembro –, o Tribunal de Contas proporciona economia de despesa e tempo para os jurisdicionados: “Dessa forma, o Tribunal prova que é, de fato, nosso parceiro, ajudando-nos a economizar.”

Representante do Legislativo de Ji-Paraná, o vereador Marcos Rogério, recém eleito deputado federal, também destacou o papel orientador do TCE. “Deixou de ser um órgão repressor para vir no auxílio às câmaras e prefeituras, ensinando e treinando nossos técnicos e gestores”, completou.

Conselheiros do Fundeb e secretários de Educação de 12 municípios do polo de Ji-Paraná participam do curso, que é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, em parceria com a Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Vilhena, com o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Na manhã de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com a Câmara de Vereadores em nome da Prefeitura de

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Nesta segunda-feira o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e o diretor geral do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), Faiçal Akkari, particip

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Na tarde da última quinta-feira (22.10), representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes, realizaram uma visita técnica às ob

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

O bom momento econômico de Vilhena fica evidente com relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (S