Sábado, 6 de junho de 2009 - 16h28
3º Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Digitais tem todas as vagas preenchidas
A abertura aconteceu na última quinta-feira (04) pela manhã no campus da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, região central do Estado de Rondônia. As 500 vagas oferecidas foram preenchidas por alunos, professores e profissionais das áreas de sistemas de informação e informática que puderam participar de palestras, oficinas, minissimpósios e apresentação de pôsteres fizeram parte da programação, durante os dois dias do congresso.
Durante o evento, o professor da Universidade Federal do Amazonas, Jackson Colares, em sua palestra abordou o tema do uso das tecnologias digitais no cotidiano e como as pessoas podem estar construindo estratégias para usar no processo de informação. "As novas tecnologias elas estão impostas, e a cada dia elas se integram dentro no nosso cotidiano e a gente usa a tecnologia até mesmo sem saber", ressaltou questionando como é que essas tecnologias entram nas práticas diárias, sobretudo na dos professores.
O diretor Executivo da UNIJIPA, Basílio Leandro de Oliveira, destacou que o evento visou proporcionar aos alunos das diversas instituições e aos docentes tudo o que há de mais moderno em inclusão digital e tecnologias em sala de aula. "Participando de um evento como este os educadores podem fazer uma reciclagem sobre como fazer uso da prática diária do ato de ensinar"
Entre as discussões sobre tecnologias da informação e comunicação dentro do contexto escolar, o evento focou projetos de inclusão digital desenvolvidos em comunidades indígenas da região. O professor indígena, Cacique Firmino Arara destaca a necessidade de estar 'antenado' na realidade do mundo. "Os alunos vão aprender, conhecer a realidade do mundo. Isso eu espero. Eu quero que os meus alunos aprendam a conhecer e saber como é que funciona a tecnologia nova. Isso não impede a nossa cultura indígena", destaca.
Representantes dos Ministérios da Educação e Cultura e das Comunicações também participaram do evento. Acadêmicos elogiam a iniciativa e aproveitam para melhorar seus currículos escolares. Para o acadêmico, Gleisson Pereira, é uma oportunidade para o currículo. "Submetendo os artigos a pesquisa científica como o meu que foi aprovado, já ajuda e torna-se uma bagagem para nosso futuro acadêmico", afirma.
O evento foi promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com a Faculdade Panamericana de Ji-paraná (Unijipa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná.
*Colaboração: Karina Quadros
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)