Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio atende Almir Suruí, visita aldeia e fala sobre suas ações para etnias



Foi para falar de propostas e conhecer mais a história e a realidade da tribo que Confúcio Moura (PMDB), candidato a governo pela coligação “Aliança Por Uma Rondônia Melhor Para Todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), visitou a aldeia dos índios Suruí, localizada no município de Cacoal. Acompanhado dos candidatos a deputados estaduais Sueli Aragão e Paulinho Aquino e da candidata a deputada federal Raquel Carvalho ( Dra. Raquel), Confúcio foi ao local a convite do líder indígena Almir Suruí

Confúcio lembrou que conheceu a etnia ainda na década de 70, quando chegou à região em busca de uma cidade que o acolhesse como médico e que alí pudesse desenvolver a sua atividade.

Militante do Partido Verde, Almir Suruí disse conhecer Confúcio Moura pelas ações que o peemdebista, deputado federal por três mandatos, desenvolveu em favor de Rondônia nesse período. De acordo com o líder indígena, Confúcio trabalhou por todas as regiões e ficou conhecido como o “deputado das causas agrárias, um grande lutador pelas melhorias da qualidade de vida do homem do campo”. Almir disse ainda ver em Confúcio um político de bom perfil administrativo e grande humanista, um candidato ficha limpa que tem grandes condições de olhar pelos direitos dos indígenas.

Confúcio, por sua vez, ao cumprimentar um líder índigena, vereador em um município matogrossense, que também visitava a aldeia, disse que sempre o impressionou a cultura nativa que ainda está visível na tribo. “Pessoal bacana, com um sorriso sempre aberto. A conversa deles é séria: zoneamento da sua reserva e um assunto bem especial sobre crédito de carbono. Ninguém por aí fala em crédito de carbono. Índio fala”, declarou Confúcio.

MEIO AMBIENTE

Na ocasião, o candidato da “Aliança” foi indagado acerca da criação de uma fundação de pesquisa e sobre reestruturação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), ouvindo a reclamação segundo a qual a instituição, que deveria trabalhar em defesa da preservação ambiental, não consegue atender as expectativas.

Neste sentido, Confúcio recebeu de Ivaneide Suruí, esposa com Almir Surui, uma lista de reivindicações e sugestões para melhoria de vida do povo indígena. “Neidinha”, como é conhecida, preside uma ONG e vive mais no exterior do que em Cacoal. Disse que quer um novo governo em Rondônia pensando na política integradora do índio, que leve em consideração os interesses dos povos nativos.

Ações de Governo

Sobre uma entidade de pesquisa, Confúcio disse que seu projeto de governo prevê a criação de uma instituição de apoio e incentivo à investigação científica em Rondônia. “O nosso Estado é muito especial, por ser amazônico e também meio Centro Oeste. Por sua imensa diversidade e recursos naturais ainda fartos, a região necessita de uma pesquisa autóctone. Senão ficaremos apenas catalogados e citados como colaboradores nas pesquisas científicas realizadas por entidades estrangeiras e universidades de outros Estados. É necessário, portanto, a criação, implantação e apoio ao desenvolvimento de uma instituição dessa natureza. Sem pesquisa, tudo mais será imensa escuridão”, vaticinou.

Confúcio falou ainda sobre um projeto de desenvolvimento de sementes da Amazônia - também parte de seu plano de ações. “Antes de fazer o viveiro de mudas de espécies amazônicas, há necessidade da boa semente. Então, com certeza, teremos novas profissões no Estado – os catadores de sementes. Depois da coleta, o laboratório para classificação e conservação das sementes. Tudo dentro de normas dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. A seguir, virão os bancos de germoplasmo, ou viveiros. Vamos vender sementes e mudas para o Brasil e para o mundo”, finalizou.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç