Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

'Concurso leiteiro de Cacoal revela novo perfil da pecuária leiteira' afirma vereador


 
O vereador e gerente da Emater de Cacoal, Antônio Fernando de Assis, conhecido como Toninho da Emater (PTN), enfatizou o sucesso do 10º concurso leiteiro de Cacoal, realizado na XI Expoac, pelo Governo do Estado, através da Emater, Seagri e Associação Rural de Cacoal.

A mudança na pecuária leiteira cacoalense é mais que uma tendência. O que se viu foi à revelação de um novo perfil da pecuária leiteira no município, que estimula o investimento na atividade, com melhoramento genético e manejo adequado das pastagens e do rebanho.

É inegável a evolução da atividade leiteira nos últimos dez anos desde que a Emater-RO iniciou a realização dos torneios leiteiros, através do programa Pró-leite. Um salto no patamar de produtividade, onde as campeãs do primeiro concurso ficaram longe de alcançar 10 litros de leite na média diária, para chegar à marca de 38,23 litros, alcançada pela vaca corintiana do produtor Elianderson Nogueira. O resultado obtido pelo mesmo produtor na categoria novilha, com 27,97 litros na média diária.

É incontestável a contribuição do Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Rebanho Leiteiro, o Pró-leite, nos resultados obtidos pelos produtores.

Em Cacoal, a responsável por este programa, administrado pela Emater-RO, é a médica veterinária, Maria Celeste Gomes, que juntamente com os extensionistas promovem a verdadeira revolução produtiva, melhorando a economia de nossos agricultores.

Dentro do Pró-leite, ela trabalha com vários projetos, entre eles destacamos um que aparece em seu relatório do 10º concurso leiteiro de Cacoal, o projeto Inseminar, criado pelo governo para incentivar o melhoramento genético do rebanho rondoniense através da técnica da inseminação artificial.

Celeste afirma em seu relatório que três animais premiados no concurso deste ano nasceram através da inseminação promovida pelo projeto Inseminar. A informação confirma a mudança no perfil do rebanho leiteiro com o excelente desempenho alcançado e a certeza da introdução de uma genética superior no rebanho leiteiro do município.

É de fundamental importância o fato deste trabalho realizado pelos técnicos da Emater atender preferencialmente o agricultor familiar, porque isto garante a melhoria da renda do pequeno produtor e lhe dá competitividade para permanecer num mercado cada vez mais competitivo, que deixa o agricultor e a indústria local reféns da globalização, onde o pequeno produtor de leite daqui é obrigado a competir com os produtores do centro sul e até da Argentina e Uruguai, centros historicamente mais avançados na pecuária leiteira.

Fonte: Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce