Quinta-feira, 20 de agosto de 2009 - 17h19
O vereador e gerente da Emater de Cacoal, Antônio Fernando de Assis, conhecido como Toninho da Emater (PTN), enfatizou o sucesso do 10º concurso leiteiro de Cacoal, realizado na XI Expoac, pelo Governo do Estado, através da Emater, Seagri e Associação Rural de Cacoal.
A mudança na pecuária leiteira cacoalense é mais que uma tendência. O que se viu foi à revelação de um novo perfil da pecuária leiteira no município, que estimula o investimento na atividade, com melhoramento genético e manejo adequado das pastagens e do rebanho.
É inegável a evolução da atividade leiteira nos últimos dez anos desde que a Emater-RO iniciou a realização dos torneios leiteiros, através do programa Pró-leite. Um salto no patamar de produtividade, onde as campeãs do primeiro concurso ficaram longe de alcançar 10 litros de leite na média diária, para chegar à marca de 38,23 litros, alcançada pela vaca corintiana do produtor Elianderson Nogueira. O resultado obtido pelo mesmo produtor na categoria novilha, com 27,97 litros na média diária.
É incontestável a contribuição do Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Rebanho Leiteiro, o Pró-leite, nos resultados obtidos pelos produtores.
Em Cacoal, a responsável por este programa, administrado pela Emater-RO, é a médica veterinária, Maria Celeste Gomes, que juntamente com os extensionistas promovem a verdadeira revolução produtiva, melhorando a economia de nossos agricultores.
Dentro do Pró-leite, ela trabalha com vários projetos, entre eles destacamos um que aparece em seu relatório do 10º concurso leiteiro de Cacoal, o projeto Inseminar, criado pelo governo para incentivar o melhoramento genético do rebanho rondoniense através da técnica da inseminação artificial.
Celeste afirma em seu relatório que três animais premiados no concurso deste ano nasceram através da inseminação promovida pelo projeto Inseminar. A informação confirma a mudança no perfil do rebanho leiteiro com o excelente desempenho alcançado e a certeza da introdução de uma genética superior no rebanho leiteiro do município.
É de fundamental importância o fato deste trabalho realizado pelos técnicos da Emater atender preferencialmente o agricultor familiar, porque isto garante a melhoria da renda do pequeno produtor e lhe dá competitividade para permanecer num mercado cada vez mais competitivo, que deixa o agricultor e a indústria local reféns da globalização, onde o pequeno produtor de leite daqui é obrigado a competir com os produtores do centro sul e até da Argentina e Uruguai, centros historicamente mais avançados na pecuária leiteira.
Fonte: Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)