Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CID de Ariquemes é referência para o governo de Rondônia


 

Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domiciliar. O CID – Centro de Internação Domiciliar – funciona desde outubro de 2005 e é responsável por levar atendimento médico, coletas de exames e medicação aos pacientes acamados e pessoas que não têm condições físicas de se deslocar até um hospital.

A equipe do CID é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Temos mais de 300 pacientes cadastrados e chegamos a fazer 10 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana a equipe fica de sobre aviso caso haja alguma emergência”, explica Janete Henrique Costa Neves, coordenadora do CID.

O município recebeu na última sexta-feira (21/01) a visita da equipe do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), de Porto Velho. O serviço foi implantado pelo atual governador de Rondônia. A primeira etapa é analisar e diagnosticar os pacientes que podem ser tratados em domicilio, desafogando o João Paulo II. Na segunda, atender os pacientes em estado agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico, possibilitando assim o convívio com a família, e um atendimento médico mais humanizado e integral.

Pela manhã, a equipe do SAMD visitou o CID, onde conferiu como é realizada a identificação, localização, cadastramento e acompanhamento do paciente. Segundo o enfermeiro Jerrimar Montengro, do SAMD, o objetivo da visita é buscar experiências. “Ao acompanhar a equipe do CID em um atendimento domiciliar, pude notar que além de saúde pública com qualidade, a equipe é atenciosa e carinhosa com os pacientes. A cena que mais me chamou atenção foi quando o Dr. Valdemar sentou ao lado do acamado e  conversou como se ele fosse um amigo de longa data, um verdadeiro atendimento humanizado” elogia o enfermeiro.

À, tarde, a equipe se reuniu com o Prefeito Márcio Raposo e o assunto em pauta foi a importância do Centro de Internação Domiciliar para a população ariquemense. “O município sente-se honrado em servir de referência para o governo do estado, o serviço tem tido muitos resultados positivos. Acredito que, se a equipe se dedicar, fará uma revolução na saúde da capital”, deseja o Prefeito.

Para Vanderlei Menta, técnico em enfermagem do SAMD, está claro que o CID vem fazendo a diferença na saúde pública domiciliar no município. “As experiências adquiridas serão de suma importância para o desenvolvimento do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar em Porto Velho, e pode ter certeza, quando implantarmos o serviço no interior do estado, Ariquemes sempre será a primeira referência”, afirma.

Fonte: Ascom/PMA
 

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)