Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 - 14h36
Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domiciliar. O CID – Centro de Internação Domiciliar – funciona desde outubro de 2005 e é responsável por levar atendimento médico, coletas de exames e medicação aos pacientes acamados e pessoas que não têm condições físicas de se deslocar até um hospital.
A equipe do CID é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Temos mais de 300 pacientes cadastrados e chegamos a fazer 10 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana a equipe fica de sobre aviso caso haja alguma emergência”, explica Janete Henrique Costa Neves, coordenadora do CID.
O município recebeu na última sexta-feira (21/01) a visita da equipe do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), de Porto Velho. O serviço foi implantado pelo atual governador de Rondônia. A primeira etapa é analisar e diagnosticar os pacientes que podem ser tratados em domicilio, desafogando o João Paulo II. Na segunda, atender os pacientes em estado agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico, possibilitando assim o convívio com a família, e um atendimento médico mais humanizado e integral.
Pela manhã, a equipe do SAMD visitou o CID, onde conferiu como é realizada a identificação, localização, cadastramento e acompanhamento do paciente. Segundo o enfermeiro Jerrimar Montengro, do SAMD, o objetivo da visita é buscar experiências. “Ao acompanhar a equipe do CID em um atendimento domiciliar, pude notar que além de saúde pública com qualidade, a equipe é atenciosa e carinhosa com os pacientes. A cena que mais me chamou atenção foi quando o Dr. Valdemar sentou ao lado do acamado e conversou como se ele fosse um amigo de longa data, um verdadeiro atendimento humanizado” elogia o enfermeiro.
À, tarde, a equipe se reuniu com o Prefeito Márcio Raposo e o assunto em pauta foi a importância do Centro de Internação Domiciliar para a população ariquemense. “O município sente-se honrado em servir de referência para o governo do estado, o serviço tem tido muitos resultados positivos. Acredito que, se a equipe se dedicar, fará uma revolução na saúde da capital”, deseja o Prefeito.
Para Vanderlei Menta, técnico em enfermagem do SAMD, está claro que o CID vem fazendo a diferença na saúde pública domiciliar no município. “As experiências adquiridas serão de suma importância para o desenvolvimento do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar em Porto Velho, e pode ter certeza, quando implantarmos o serviço no interior do estado, Ariquemes sempre será a primeira referência”, afirma.
Fonte: Ascom/PMA
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)