Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CID de Ariquemes é referência para o governo de Rondônia


 

Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domiciliar. O CID – Centro de Internação Domiciliar – funciona desde outubro de 2005 e é responsável por levar atendimento médico, coletas de exames e medicação aos pacientes acamados e pessoas que não têm condições físicas de se deslocar até um hospital.

A equipe do CID é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Temos mais de 300 pacientes cadastrados e chegamos a fazer 10 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana a equipe fica de sobre aviso caso haja alguma emergência”, explica Janete Henrique Costa Neves, coordenadora do CID.

O município recebeu na última sexta-feira (21/01) a visita da equipe do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), de Porto Velho. O serviço foi implantado pelo atual governador de Rondônia. A primeira etapa é analisar e diagnosticar os pacientes que podem ser tratados em domicilio, desafogando o João Paulo II. Na segunda, atender os pacientes em estado agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico, possibilitando assim o convívio com a família, e um atendimento médico mais humanizado e integral.

Pela manhã, a equipe do SAMD visitou o CID, onde conferiu como é realizada a identificação, localização, cadastramento e acompanhamento do paciente. Segundo o enfermeiro Jerrimar Montengro, do SAMD, o objetivo da visita é buscar experiências. “Ao acompanhar a equipe do CID em um atendimento domiciliar, pude notar que além de saúde pública com qualidade, a equipe é atenciosa e carinhosa com os pacientes. A cena que mais me chamou atenção foi quando o Dr. Valdemar sentou ao lado do acamado e  conversou como se ele fosse um amigo de longa data, um verdadeiro atendimento humanizado” elogia o enfermeiro.

À, tarde, a equipe se reuniu com o Prefeito Márcio Raposo e o assunto em pauta foi a importância do Centro de Internação Domiciliar para a população ariquemense. “O município sente-se honrado em servir de referência para o governo do estado, o serviço tem tido muitos resultados positivos. Acredito que, se a equipe se dedicar, fará uma revolução na saúde da capital”, deseja o Prefeito.

Para Vanderlei Menta, técnico em enfermagem do SAMD, está claro que o CID vem fazendo a diferença na saúde pública domiciliar no município. “As experiências adquiridas serão de suma importância para o desenvolvimento do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar em Porto Velho, e pode ter certeza, quando implantarmos o serviço no interior do estado, Ariquemes sempre será a primeira referência”, afirma.

Fonte: Ascom/PMA
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)