Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 - 14h36
Ariquemes foi o primeiro município de Rondônia a implantar o atendimento médico domiciliar. O CID – Centro de Internação Domiciliar – funciona desde outubro de 2005 e é responsável por levar atendimento médico, coletas de exames e medicação aos pacientes acamados e pessoas que não têm condições físicas de se deslocar até um hospital.
A equipe do CID é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. “Temos mais de 300 pacientes cadastrados e chegamos a fazer 10 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana a equipe fica de sobre aviso caso haja alguma emergência”, explica Janete Henrique Costa Neves, coordenadora do CID.
O município recebeu na última sexta-feira (21/01) a visita da equipe do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD), de Porto Velho. O serviço foi implantado pelo atual governador de Rondônia. A primeira etapa é analisar e diagnosticar os pacientes que podem ser tratados em domicilio, desafogando o João Paulo II. Na segunda, atender os pacientes em estado agudo ou crônico, clínico ou cirúrgico, possibilitando assim o convívio com a família, e um atendimento médico mais humanizado e integral.
Pela manhã, a equipe do SAMD visitou o CID, onde conferiu como é realizada a identificação, localização, cadastramento e acompanhamento do paciente. Segundo o enfermeiro Jerrimar Montengro, do SAMD, o objetivo da visita é buscar experiências. “Ao acompanhar a equipe do CID em um atendimento domiciliar, pude notar que além de saúde pública com qualidade, a equipe é atenciosa e carinhosa com os pacientes. A cena que mais me chamou atenção foi quando o Dr. Valdemar sentou ao lado do acamado e conversou como se ele fosse um amigo de longa data, um verdadeiro atendimento humanizado” elogia o enfermeiro.
À, tarde, a equipe se reuniu com o Prefeito Márcio Raposo e o assunto em pauta foi a importância do Centro de Internação Domiciliar para a população ariquemense. “O município sente-se honrado em servir de referência para o governo do estado, o serviço tem tido muitos resultados positivos. Acredito que, se a equipe se dedicar, fará uma revolução na saúde da capital”, deseja o Prefeito.
Para Vanderlei Menta, técnico em enfermagem do SAMD, está claro que o CID vem fazendo a diferença na saúde pública domiciliar no município. “As experiências adquiridas serão de suma importância para o desenvolvimento do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar em Porto Velho, e pode ter certeza, quando implantarmos o serviço no interior do estado, Ariquemes sempre será a primeira referência”, afirma.
Fonte: Ascom/PMA
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)