Segunda-feira, 17 de março de 2008 - 20h43
Com a permanência das chuvas fortes nas cabeceiras dos principais rios de Rondônia, o nível de muitos sobe rapidamente colocando em risco a população de vários municípios.
Daniel Panobianco A última medida das estações telemétricas da ANA (Agência Nacional de Águas) aponta para um lado preocupante no nível dos rios em Rondônia. Das 5 estações coletoras, 4 apresentam indicativo de nível acima da média, o que já é considerado como Estado de Atenção, pois uma cheia torna-se cada vez mais possível, dependendo do regime de chuvas ao longo do percurso.
As estações que apresentam níveis acima da média são: Morada Jusante, localizada no distrito de Abunã, na fronteira com a Bolívia, onde o nível do rio Madeira está em 13,83 metros, quando o normal seria de 13,72 metros.
Em Ji-Paraná, o nível do rio Machado às 10 horas de hoje chegou a 9,85 metros, quando o normal seria de 9,78 metros.
No distrito de Tabajara, em Machadinho d' Oeste, o nível do rio Machado também está acima da média, com 9,92 metros, quando o normal seria de 9,90 metros.
Na faixa oeste, o nível do rio Guaporé em Pimenteiras do Oeste está em 6,85 metros, quando o normal seria de 6,59 metros.
As estações ainda mostram uma pequena diminuição no nível dos rios Jaru, na mesma cidade, com nível de 6,72 metros e no rio Jamarí, em Ariquemes, onde o nível atualmente é de 7,02 metros.
Uma elevação progressiva na região de Morada Jusante, onde o rio Madeira se forma, indica a possibilidade de cheia em Porto Velho, haja visto que as chuvas continuam nas bacias dos rios Beni e Mamoré, na Bolívia. Na região de Humaitá, no Amazonas, o Madeira já está em 23,10 metros, quando o normal seria de 22,95 metros. Diversas fazendas estão alagadas ao longo do Madeira, até Manicoré, centro-leste amazonense.
Na região central de Rondônia, o nível do rio Machado também é preocupante nas regiões de Cacoal, Presidente Médici e Vale do Anari.
A previsão ainda é de chuvas significativas nos próximos dias, o que aumenta o receio de enchente nos três maiores rios do Estado, onde atualmente residem mais de 700 mil habitantes em Porto Velho, Ji-Paraná, Pimenteiras do Oeste, Cacoal, Presidente Médici e Machadinho d' Oeste juntas.
Dados: ANA CPTEC/INPE
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Sebrae mapeia lideranças no Baixo Madeira
Em atividade relacionada ao projeto Território Empreendedor Baixo Madeira, o Sebrae em Rondônia rodou na semana do dia 07 a 11 de julho nos distrito
Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da
Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,
Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho
Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci