Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Catadores de rua aderem à campanha que transforma óleo em sabão ecológico



O Governo de Rondônia acaba de conquistar um importante aliado na campanha que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) desenvolve para viabilizar o destino ecologicamente correto do óleo de cozinha descartado, cujos males para o planeta são incalculáveis, caso seja jogado aleatoriamente no meio ambiente.

Trata-se da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel). De acordo com o presidente da associação, Geraldo Gonzaga de Lima, colocará nas vias públicas da capital um verdadeiro exército de 150 catadores cadastrados na entidade, com a missão de mobilizar a população para repassar o óleo já utilizado ao ponto de coleta que funcionará na própria associação.

Convidado para abraçar essa causa pela pedagoga Izabel Cristina da Silva, que atua na área de Educação Ambiental da Sedam, o líder comunitário explica a proposta: “Nossos catadores realizam diariamente a coleta de resíduos sólidos em vários pontos da cidade. Agora, aproveitarão sua rotina para conscientizar donas de casa para fazer também a doação”.

A principal vantagem dessa nova parceria, segundo Izabel, é que o residuo líquido ao invés de contribuir para o efeito estufa constitui-se na principal matéria-prima do Sabão Ecológico da Amazônia. O produto de limpeza foi lançado por ela no início do mês no mercado de Rondônia e já despertou o interesse de vários segmentos, a exemplo da própria Asprovel.

Um grupo de mulheres catadoras aderiu a ideia e participará de oficinas que a educadora ambiental está ministrando em comunidades para ensinar a fabricação do material de limpeza ecológico, o qual tem entre as suas essências citronela e eucalipto. “Estamos ajudando a preservar o meio ambiente, fomentando o empreendedorismo”, resume a educadora, responsável pelo Projeto Meio Ambiente na Arte e Cultura.

Para o secretário da Sedam, Paulo Brandão, quanto mais atores sociais envolvidos nessa estratégia da Sedam, mais benefícios serão concretizados para a população. “Nossa visão de preservação envolve o respeito à natureza e ao cidadão”, enfatizou o titular da pasta, informando que os interessados em apoiar essa causa podem procurar a sede da As provel, localizada na rua Osvaldo Moura 7775, atrás da Dyddyo, ou obter informações pelo fone (69) 3214 – 5762. “É preciso que a sociedade participe dessa ação”, observou o secretário citando os benefícios alcançados com o recolhimento do óleo.

Conforme esclareceu, entre os prejuízos provocados pelo óleo de cozinha estão: entupimento das tubulações comprometendo estação de tratamento e saneamento básico; poluição na superfície dos rios e das represas causando danos à fauna aquática, impermeabilização do solo, contribuindo com enchentes, além de entrar em decomposição, emitindo gás metano durante esse processo, o qual provoca mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Fonte: João Albuquerque 
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)