Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias: Mutirão Contra Dengue e Malária


Candeias do Jamari possui uma taxa de incidência nos casos de dengue bastante expressiva. Diante essa realidade, a Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari iniciará em meados de janeiro mais um Mutirão de Combate à Malária e à Dengue no município.

A iniciativa é resultado da união e esforço da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, a coordenação da malária e dengue e o PSF, objetivando eliminar os focos do mosquito transmissor e promover atividades de prevenção das doenças através de orientações no tratamento da água e disposição dos lixos domiciliares.

“Os agentes de saúde vão entrar nas casas, vão limpar e identificar os focos e colocar inseticida se for o caso. Além disso, será feito o trabalho de orientação em relação à água parada com intuito de reduzir as larvas do mosquito”, enfocou a coordenadora da Atenção Básica, Enfª Márcia Cristina Néspoli.

O mutirão terá início no dia 16 de janeiro e se estenderá até o dia 31. A ação atenderá, em primeiro caso, o bairro Palheiral e com a sequência nos bairros: Sta Letícia, Das Flores, Novo Horizonte, União, Sta Isabel e finalizando no Satélite.

O secretário municipal de serviços públicos, Rando Silva, explica que cada morador é responsável pela limpeza do quintal e por levar os entulhos para frente de suas residências devidamente acondicionados em sacos de lixo bem fechados, e ainda, qualquer objeto que possa acumular água como: latas velhas, fogões, geladeiras e outros, que serão recolhidos pela prefeitura.

Além das equipes de coleta dos materiais, os agentes de endemias estarão nas ruas conscientizando a população sobre a importância de manter o quintal limpo e atitudes que a população poderá adotar que evitará a proliferação do mosquito da malária e dengue.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Gonçalves, explica que a união de esforços entre poder público e população é necessária para combater a proliferação da dengue. “Se não houver o envolvimento da população limpando os quintais e evitando o acúmulo de água parada, a gente não vai conseguir reduzir os números. A qualidade de vida da população de qualquer município está ligada a um ambiente ecologicamente equilibrado, livre de acumulo de lixo em locais inapropriados, o que em muito auxiliaria no controle dos casos de dengue. Atitudes simples como manter nossos terrenos limpos, livres de locais propícios à reprodução do mosquito transmissor da Dengue, como: tampas de garrafas, pneus, calhas entupidas, e ainda, o cuidado para não jogar lixo em local indevido, devem fazer parte de nossas vidas, ou a guerra contra a dengue estará fadada ao insucesso”, disse.


Como prevenir a doença

O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos com a aplicação de inseticida nas residências e nos terrenos baldios com o uso do “Fumacê” (que só deve ser realizada por profissional de saúde habilitado), e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Mas não adianta apenas trocar a água dos recipientes, pois as larvas do mosquito ficam aderidas as paredes do recipiente, portanto, é preciso que se substitua a água dos vasos de plantas por areia, além de lavar o recipiente com uma escova, e ainda lavar e manter fechadas caixas d’água, cisternas, tambores e qualquer outro objeto que possa acumular água. E lembre-se: a responsabilidade do combate ao mosquito da Dengue não é apenas dos órgãos governamentais, mas de todo cidadão. Não seja a próxima vítima.

Fonte: Alinne Assis

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)