Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha alerta população de Ariquemes para o combate à Hanseníase


 
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, porém, para conscientizar a população sobre a necessidade de se conhecer os sinais e sintomas e de buscar a cura para a doença, a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase está desenvolvendo uma série de atividades em diversos locais do município desde a última segunda (25.01).

A Coordenação Municipal de Combate à Hanseníase trabalha em conjunto com a Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Saúde. De acordo com a coordenadora Sonia Carvalho de Santana, a Hanseníase é endêmica no Brasil, registrando cerca 47.000 novos casos a cada ano, e é considerado um problema grave de saúde devido ao seu alto poder incapacitante.

Por isso, informa a coordenadora, “é necessário que os serviços de saúde estejam preparados para diagnosticar e tratar precocemente a doença, para se bloquear sua transmissão, reduzir as incapacidades físicas e para acabar com o medo e o preconceito que causam a discriminação e os danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade”.

Rondônia registrou 1.050 novos casos em 2008 em adultos e 83 casos em crianças menores de 15 anos, números que representam 40% dos casos na Amazônia Legal. Em Ariquemes, o número de casos novos chega a registrar anualmente um total aproximado de 100 casos. O mais preocupante é que a cada ano, é maior o número de crianças contaminadas.

Para Santana, a Hanseníase em crianças é um indicador de importância epidemiológica, porque mede a magnitude da doença e indica a transmissão recente por fontes próximas.

A Hanseníase tem cura, porém, muitas vezes, as pessoas nem sabem que são portadoras da doença que se manifesta em forma de manchas na pele. Ela atinge crianças, homens e mulheres de qualquer idade e é transmitida de uma pessoa para outra através da respiração, desde que o contato entre as pessoas seja prolongado.

O tratamento para a Hanseníase é gratuito e os serviços são desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelas Equipes de Saúde da Família, que realizam diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Para que estas informações realmente cheguem até a comunidade, a Prefeitura de Ariquemes está desenvolvendo uma série de atividades que vai desde a distribuição de materiais educativos, palestras com orientações aos funcionários nas Unidades de Saúde e à população em geral, bem como, a distribuição de folderes e cartazes, além de agendamento para consulta dos casos suspeitos. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)