Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 10h55
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, porém, para conscientizar a população sobre a necessidade de se conhecer os sinais e sintomas e de buscar a cura para a doença, a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase está desenvolvendo uma série de atividades em diversos locais do município desde a última segunda (25.01).
A Coordenação Municipal de Combate à Hanseníase trabalha em conjunto com a Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Saúde. De acordo com a coordenadora Sonia Carvalho de Santana, a Hanseníase é endêmica no Brasil, registrando cerca 47.000 novos casos a cada ano, e é considerado um problema grave de saúde devido ao seu alto poder incapacitante.
Por isso, informa a coordenadora, “é necessário que os serviços de saúde estejam preparados para diagnosticar e tratar precocemente a doença, para se bloquear sua transmissão, reduzir as incapacidades físicas e para acabar com o medo e o preconceito que causam a discriminação e os danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade”.
Rondônia registrou 1.050 novos casos em 2008 em adultos e 83 casos em crianças menores de 15 anos, números que representam 40% dos casos na Amazônia Legal. Em Ariquemes, o número de casos novos chega a registrar anualmente um total aproximado de 100 casos. O mais preocupante é que a cada ano, é maior o número de crianças contaminadas.
Para Santana, a Hanseníase em crianças é um indicador de importância epidemiológica, porque mede a magnitude da doença e indica a transmissão recente por fontes próximas.
A Hanseníase tem cura, porém, muitas vezes, as pessoas nem sabem que são portadoras da doença que se manifesta em forma de manchas na pele. Ela atinge crianças, homens e mulheres de qualquer idade e é transmitida de uma pessoa para outra através da respiração, desde que o contato entre as pessoas seja prolongado.
O tratamento para a Hanseníase é gratuito e os serviços são desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelas Equipes de Saúde da Família, que realizam diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.
Para que estas informações realmente cheguem até a comunidade, a Prefeitura de Ariquemes está desenvolvendo uma série de atividades que vai desde a distribuição de materiais educativos, palestras com orientações aos funcionários nas Unidades de Saúde e à população em geral, bem como, a distribuição de folderes e cartazes, além de agendamento para consulta dos casos suspeitos.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada
O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister
Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)