Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha alerta população de Ariquemes para o combate à Hanseníase


 
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, porém, para conscientizar a população sobre a necessidade de se conhecer os sinais e sintomas e de buscar a cura para a doença, a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase está desenvolvendo uma série de atividades em diversos locais do município desde a última segunda (25.01).

A Coordenação Municipal de Combate à Hanseníase trabalha em conjunto com a Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Saúde. De acordo com a coordenadora Sonia Carvalho de Santana, a Hanseníase é endêmica no Brasil, registrando cerca 47.000 novos casos a cada ano, e é considerado um problema grave de saúde devido ao seu alto poder incapacitante.

Por isso, informa a coordenadora, “é necessário que os serviços de saúde estejam preparados para diagnosticar e tratar precocemente a doença, para se bloquear sua transmissão, reduzir as incapacidades físicas e para acabar com o medo e o preconceito que causam a discriminação e os danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade”.

Rondônia registrou 1.050 novos casos em 2008 em adultos e 83 casos em crianças menores de 15 anos, números que representam 40% dos casos na Amazônia Legal. Em Ariquemes, o número de casos novos chega a registrar anualmente um total aproximado de 100 casos. O mais preocupante é que a cada ano, é maior o número de crianças contaminadas.

Para Santana, a Hanseníase em crianças é um indicador de importância epidemiológica, porque mede a magnitude da doença e indica a transmissão recente por fontes próximas.

A Hanseníase tem cura, porém, muitas vezes, as pessoas nem sabem que são portadoras da doença que se manifesta em forma de manchas na pele. Ela atinge crianças, homens e mulheres de qualquer idade e é transmitida de uma pessoa para outra através da respiração, desde que o contato entre as pessoas seja prolongado.

O tratamento para a Hanseníase é gratuito e os serviços são desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelas Equipes de Saúde da Família, que realizam diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Para que estas informações realmente cheguem até a comunidade, a Prefeitura de Ariquemes está desenvolvendo uma série de atividades que vai desde a distribuição de materiais educativos, palestras com orientações aos funcionários nas Unidades de Saúde e à população em geral, bem como, a distribuição de folderes e cartazes, além de agendamento para consulta dos casos suspeitos. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)