Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha alerta população de Ariquemes para o combate à Hanseníase


 
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado no último domingo do mês de janeiro, porém, para conscientizar a população sobre a necessidade de se conhecer os sinais e sintomas e de buscar a cura para a doença, a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase está desenvolvendo uma série de atividades em diversos locais do município desde a última segunda (25.01).

A Coordenação Municipal de Combate à Hanseníase trabalha em conjunto com a Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Saúde. De acordo com a coordenadora Sonia Carvalho de Santana, a Hanseníase é endêmica no Brasil, registrando cerca 47.000 novos casos a cada ano, e é considerado um problema grave de saúde devido ao seu alto poder incapacitante.

Por isso, informa a coordenadora, “é necessário que os serviços de saúde estejam preparados para diagnosticar e tratar precocemente a doença, para se bloquear sua transmissão, reduzir as incapacidades físicas e para acabar com o medo e o preconceito que causam a discriminação e os danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade”.

Rondônia registrou 1.050 novos casos em 2008 em adultos e 83 casos em crianças menores de 15 anos, números que representam 40% dos casos na Amazônia Legal. Em Ariquemes, o número de casos novos chega a registrar anualmente um total aproximado de 100 casos. O mais preocupante é que a cada ano, é maior o número de crianças contaminadas.

Para Santana, a Hanseníase em crianças é um indicador de importância epidemiológica, porque mede a magnitude da doença e indica a transmissão recente por fontes próximas.

A Hanseníase tem cura, porém, muitas vezes, as pessoas nem sabem que são portadoras da doença que se manifesta em forma de manchas na pele. Ela atinge crianças, homens e mulheres de qualquer idade e é transmitida de uma pessoa para outra através da respiração, desde que o contato entre as pessoas seja prolongado.

O tratamento para a Hanseníase é gratuito e os serviços são desenvolvidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelas Equipes de Saúde da Família, que realizam diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Para que estas informações realmente cheguem até a comunidade, a Prefeitura de Ariquemes está desenvolvendo uma série de atividades que vai desde a distribuição de materiais educativos, palestras com orientações aos funcionários nas Unidades de Saúde e à população em geral, bem como, a distribuição de folderes e cartazes, além de agendamento para consulta dos casos suspeitos. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce