Domingo, 10 de maio de 2009 - 22h09
A literatura de cordel é a matéria-prima da peça O Romance do Pavão Misterioso, espetáculo destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que subirá aos palcos em cinco cidades da região Norte do País no mês de maio: Macapá (AP), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cacoal (RO) e Paraíso do Tocantins (TO). Além dos estudantes, o público em geral também poderá conferir a apresentação em sessões beneficentes em algumas cidades. Para isto, basta cada espectador levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais da localidade.
Em Cacoal, o evento acontece no dia 14 de maio, a partir das 19:30h, no Teatro Cacilda Becker, situado na Rua Floriano Peixoto, 2334 - Jardim Clodoaldo. O evento, segundo a presidente da Funccal, Maria Lindomar dos Santos, recebe o apoio da Prefeitura de Cacoal, por intermédio da Fundação Cultural de Cacoal.
A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como meta aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Ao todo, serão beneficiados mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos municípios onde ocorrerão as apresentações.
A obra
O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da platéia.
O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.
De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Meira, o objetivo é valorizar as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuir para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores, garante Alessandra.
Fonte: Paulo Henrique Silva
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)