Domingo, 10 de maio de 2009 - 22h09
A literatura de cordel é a matéria-prima da peça O Romance do Pavão Misterioso, espetáculo destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que subirá aos palcos em cinco cidades da região Norte do País no mês de maio: Macapá (AP), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cacoal (RO) e Paraíso do Tocantins (TO). Além dos estudantes, o público em geral também poderá conferir a apresentação em sessões beneficentes em algumas cidades. Para isto, basta cada espectador levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais da localidade.
Em Cacoal, o evento acontece no dia 14 de maio, a partir das 19:30h, no Teatro Cacilda Becker, situado na Rua Floriano Peixoto, 2334 - Jardim Clodoaldo. O evento, segundo a presidente da Funccal, Maria Lindomar dos Santos, recebe o apoio da Prefeitura de Cacoal, por intermédio da Fundação Cultural de Cacoal.
A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como meta aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Ao todo, serão beneficiados mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos municípios onde ocorrerão as apresentações.
A obra
O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da platéia.
O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.
De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Meira, o objetivo é valorizar as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuir para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores, garante Alessandra.
Fonte: Paulo Henrique Silva
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)