Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Romance 'Pavão Misterioso' em cartaz no próximo dia 14


    

A literatura de cordel é a matéria-prima da peça O Romance do Pavão Misterioso, espetáculo destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que subirá aos palcos em cinco cidades da região Norte do País no mês de maio: Macapá (AP), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cacoal (RO) e Paraíso do Tocantins (TO). Além dos estudantes, o público em geral também poderá conferir a apresentação em sessões beneficentes em algumas cidades. Para isto, basta cada espectador levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais da localidade.

Em Cacoal, o evento acontece no dia 14 de maio, a partir das 19:30h, no Teatro Cacilda Becker, situado na  Rua Floriano Peixoto, 2334  -  Jardim Clodoaldo. O evento, segundo a presidente da Funccal, Maria Lindomar dos Santos, recebe o apoio da Prefeitura de Cacoal, por intermédio da Fundação Cultural de Cacoal.

A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil – e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como meta aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Ao todo, serão beneficiados mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos municípios onde ocorrerão as apresentações.

 

A obra

O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da platéia.

O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Meira, o objetivo é valorizar as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuir para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. ”Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores”, garante Alessandra.

Fonte: Paulo Henrique Silva

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam