Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Romance 'Pavão Misterioso' em cartaz no próximo dia 14


    

A literatura de cordel é a matéria-prima da peça O Romance do Pavão Misterioso, espetáculo destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que subirá aos palcos em cinco cidades da região Norte do País no mês de maio: Macapá (AP), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cacoal (RO) e Paraíso do Tocantins (TO). Além dos estudantes, o público em geral também poderá conferir a apresentação em sessões beneficentes em algumas cidades. Para isto, basta cada espectador levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais da localidade.

Em Cacoal, o evento acontece no dia 14 de maio, a partir das 19:30h, no Teatro Cacilda Becker, situado na  Rua Floriano Peixoto, 2334  -  Jardim Clodoaldo. O evento, segundo a presidente da Funccal, Maria Lindomar dos Santos, recebe o apoio da Prefeitura de Cacoal, por intermédio da Fundação Cultural de Cacoal.

A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil – e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como meta aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Ao todo, serão beneficiados mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos municípios onde ocorrerão as apresentações.

 

A obra

O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da platéia.

O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Meira, o objetivo é valorizar as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuir para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. ”Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores”, garante Alessandra.

Fonte: Paulo Henrique Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)