Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 19h10
Quase 20 quilômetros de asfalto com capa de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram concluídos neste final de fevereiro pela Enpa Engenharia, uma das empresas que faz parte do consórcio executor das obras de pavimentação da BR-429 no lote 04, entre o distrito de São Domingos e o município de Costa Marques. No trecho de responsabilidade da Enpa faltam apenas alguns pontos para execução de obras complementares, tais como galerias, que dependem do início do verão e, após a conclusão do pavimento asfáltico, a realização das obras de arte (sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio fio, descidas d’agua e demais serviços).
No início desta semana, a população de Costa Marques pôde presenciar a chegada da capa asfáltica em CBUQ na área urbana, até a frente da rodoviária. Os serviços foram finalizados na manhã desta quinta-feira (03). De acordo com o engenheiro responsável pelo consórcio Enpa/CCM, Fernando Miranda, o tratamento da pista (terraplanagem, base, sub-base e camada asfáltica de TSD) para receber esta última camada asfáltica foi concluído ainda no final de dezembro.
Já nos demais 20 quilômetros de responsabilidade da CCM, toda a terraplanagem foi concluída e em alguns trechos já foi realizada a imprimação e a aplicação da camada asfáltica de TSD (Tratamento Superficial Duplo). A continuação da pavimentação só acontece a partir de março, com o fim da temporada de chuvas.
Enquanto isso a CCM executa os serviços de substituição das cercas de madeira que demarcam a área de domínio do DNIT por cercas com mourões de concreto e arame farpado - uma das exigências constantes do projeto executivo da obra e que fazem parte das compensações ambientais para a região -, realiza a hidrossemeadura (plantio por jateamento de sementes) às margens da rodovia e as valetas de proteção. A Enpa também deu início a substituição das cercas de madeira, constrói valetas de proteção em vários pontos da pista e realiza o plantio de sementes, necessários para a reconformação do solo, evitando assim a erosão.
A pavimentação da BR-429 é realizada pelo DNIT com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), ao custo estimado de R$ 500 milhões. A previsão, é que até o final de 2012 toda a sua extensão esteja pavimentada entre Presidente Médici e Costa Marques. Além da pavimentação, o DNIT mantém contrato com a Fundação Ricardo Franco (FRF) que executa programas e ações mitigadoras dos impactos sócio-ambientais na região provenientes da pavimentação.
“Além da celeridade na execução da obra, ela está sendo executado com todos os cuidados ambientais para garantir verdadeiramente qualidade de vida para a população do Vale do Guaporé que sonha há mais de 30 anos com uma boa estrada para escoar sua produção e que promova o desenvolvimento da região”, salientou o superintendente do DNIT-RO/AC, José Ribamar da Cruz Oliveira.
Fonte: Cristina Barros
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo
A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli

Porto Velho apresenta avanços e assume protagonismo na COP30
A Prefeitura de Porto Velho marcará presença na COP30, em Belém (PA), entre os dias 11 e 15 de novembro, consolidando um momento histórico para a ca

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH
A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)