Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 19h10
Quase 20 quilômetros de asfalto com capa de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram concluídos neste final de fevereiro pela Enpa Engenharia, uma das empresas que faz parte do consórcio executor das obras de pavimentação da BR-429 no lote 04, entre o distrito de São Domingos e o município de Costa Marques. No trecho de responsabilidade da Enpa faltam apenas alguns pontos para execução de obras complementares, tais como galerias, que dependem do início do verão e, após a conclusão do pavimento asfáltico, a realização das obras de arte (sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio fio, descidas d’agua e demais serviços).
No início desta semana, a população de Costa Marques pôde presenciar a chegada da capa asfáltica em CBUQ na área urbana, até a frente da rodoviária. Os serviços foram finalizados na manhã desta quinta-feira (03). De acordo com o engenheiro responsável pelo consórcio Enpa/CCM, Fernando Miranda, o tratamento da pista (terraplanagem, base, sub-base e camada asfáltica de TSD) para receber esta última camada asfáltica foi concluído ainda no final de dezembro.
Já nos demais 20 quilômetros de responsabilidade da CCM, toda a terraplanagem foi concluída e em alguns trechos já foi realizada a imprimação e a aplicação da camada asfáltica de TSD (Tratamento Superficial Duplo). A continuação da pavimentação só acontece a partir de março, com o fim da temporada de chuvas.
Enquanto isso a CCM executa os serviços de substituição das cercas de madeira que demarcam a área de domínio do DNIT por cercas com mourões de concreto e arame farpado - uma das exigências constantes do projeto executivo da obra e que fazem parte das compensações ambientais para a região -, realiza a hidrossemeadura (plantio por jateamento de sementes) às margens da rodovia e as valetas de proteção. A Enpa também deu início a substituição das cercas de madeira, constrói valetas de proteção em vários pontos da pista e realiza o plantio de sementes, necessários para a reconformação do solo, evitando assim a erosão.
A pavimentação da BR-429 é realizada pelo DNIT com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), ao custo estimado de R$ 500 milhões. A previsão, é que até o final de 2012 toda a sua extensão esteja pavimentada entre Presidente Médici e Costa Marques. Além da pavimentação, o DNIT mantém contrato com a Fundação Ricardo Franco (FRF) que executa programas e ações mitigadoras dos impactos sócio-ambientais na região provenientes da pavimentação.
“Além da celeridade na execução da obra, ela está sendo executado com todos os cuidados ambientais para garantir verdadeiramente qualidade de vida para a população do Vale do Guaporé que sonha há mais de 30 anos com uma boa estrada para escoar sua produção e que promova o desenvolvimento da região”, salientou o superintendente do DNIT-RO/AC, José Ribamar da Cruz Oliveira.
Fonte: Cristina Barros
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)