Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

BR-429:Asfalto é finalizado na área urbana de Costa Marques



Quase 20 quilômetros de asfalto com capa de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram concluídos neste final de fevereiro pela Enpa Engenharia, uma das empresas que faz parte do consórcio executor das obras de pavimentação da BR-429 no lote 04, entre o distrito de São Domingos e o município de Costa Marques. No trecho de responsabilidade da Enpa faltam apenas alguns pontos para execução de obras complementares, tais como galerias, que dependem do início do verão e, após a conclusão do pavimento asfáltico,  a realização das obras de arte (sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio fio, descidas d’agua e demais serviços).

No início desta semana, a população de Costa Marques pôde presenciar a chegada da capa asfáltica em CBUQ na área urbana, até a frente da rodoviária. Os serviços foram finalizados na manhã desta quinta-feira (03). De acordo com o engenheiro responsável pelo consórcio Enpa/CCM, Fernando Miranda, o tratamento da pista (terraplanagem, base, sub-base e camada asfáltica de TSD) para receber esta última camada asfáltica foi concluído ainda no final de dezembro.

Já nos demais 20 quilômetros de responsabilidade da CCM, toda a terraplanagem foi concluída e em alguns trechos já foi realizada a imprimação e a aplicação da camada asfáltica de TSD (Tratamento Superficial Duplo). A continuação da pavimentação só acontece a partir de março, com o fim da temporada de chuvas.

Enquanto isso a CCM executa os serviços de substituição das cercas de madeira que demarcam a área de domínio do DNIT por cercas com mourões de concreto e arame farpado - uma das exigências constantes do projeto executivo da obra e que fazem parte das compensações ambientais para a região -,  realiza a hidrossemeadura (plantio por jateamento de sementes) às margens da rodovia e as valetas de proteção. A Enpa também deu início a substituição das cercas de madeira, constrói valetas de proteção em vários pontos da pista e realiza o plantio de sementes, necessários para a reconformação do solo, evitando assim a erosão.

A pavimentação da BR-429 é realizada pelo DNIT com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), ao custo estimado de R$ 500 milhões. A previsão, é que até o final de 2012  toda a sua extensão esteja pavimentada entre Presidente Médici e Costa Marques. Além da pavimentação, o DNIT mantém contrato com a Fundação Ricardo Franco (FRF) que executa programas e ações mitigadoras dos impactos sócio-ambientais na região provenientes da pavimentação.

“Além da celeridade na execução da obra, ela está sendo executado com todos os cuidados ambientais para garantir verdadeiramente qualidade de vida para a população do Vale do Guaporé que sonha há mais de 30 anos com uma boa estrada para escoar sua produção e que promova o desenvolvimento da região”, salientou o superintendente do DNIT-RO/AC, José Ribamar da Cruz Oliveira.

 Fonte: Cristina Barros

 

 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç