Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

BR-429:Asfalto é finalizado na área urbana de Costa Marques



Quase 20 quilômetros de asfalto com capa de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram concluídos neste final de fevereiro pela Enpa Engenharia, uma das empresas que faz parte do consórcio executor das obras de pavimentação da BR-429 no lote 04, entre o distrito de São Domingos e o município de Costa Marques. No trecho de responsabilidade da Enpa faltam apenas alguns pontos para execução de obras complementares, tais como galerias, que dependem do início do verão e, após a conclusão do pavimento asfáltico,  a realização das obras de arte (sinalização vertical e horizontal, sarjetas, meio fio, descidas d’agua e demais serviços).

No início desta semana, a população de Costa Marques pôde presenciar a chegada da capa asfáltica em CBUQ na área urbana, até a frente da rodoviária. Os serviços foram finalizados na manhã desta quinta-feira (03). De acordo com o engenheiro responsável pelo consórcio Enpa/CCM, Fernando Miranda, o tratamento da pista (terraplanagem, base, sub-base e camada asfáltica de TSD) para receber esta última camada asfáltica foi concluído ainda no final de dezembro.

Já nos demais 20 quilômetros de responsabilidade da CCM, toda a terraplanagem foi concluída e em alguns trechos já foi realizada a imprimação e a aplicação da camada asfáltica de TSD (Tratamento Superficial Duplo). A continuação da pavimentação só acontece a partir de março, com o fim da temporada de chuvas.

Enquanto isso a CCM executa os serviços de substituição das cercas de madeira que demarcam a área de domínio do DNIT por cercas com mourões de concreto e arame farpado - uma das exigências constantes do projeto executivo da obra e que fazem parte das compensações ambientais para a região -,  realiza a hidrossemeadura (plantio por jateamento de sementes) às margens da rodovia e as valetas de proteção. A Enpa também deu início a substituição das cercas de madeira, constrói valetas de proteção em vários pontos da pista e realiza o plantio de sementes, necessários para a reconformação do solo, evitando assim a erosão.

A pavimentação da BR-429 é realizada pelo DNIT com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), ao custo estimado de R$ 500 milhões. A previsão, é que até o final de 2012  toda a sua extensão esteja pavimentada entre Presidente Médici e Costa Marques. Além da pavimentação, o DNIT mantém contrato com a Fundação Ricardo Franco (FRF) que executa programas e ações mitigadoras dos impactos sócio-ambientais na região provenientes da pavimentação.

“Além da celeridade na execução da obra, ela está sendo executado com todos os cuidados ambientais para garantir verdadeiramente qualidade de vida para a população do Vale do Guaporé que sonha há mais de 30 anos com uma boa estrada para escoar sua produção e que promova o desenvolvimento da região”, salientou o superintendente do DNIT-RO/AC, José Ribamar da Cruz Oliveira.

 Fonte: Cristina Barros

 

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce