Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Bigsal realiza treinamento em piscicultura


Com objetivo de atender cada vez melhor o produtor rural e acompanhar todo o desenvolvimento da região norte no que tange ao desenvolvimento da piscicultura, a Bigsal, empresa de Nutrição Animal, está realizando hoje 27 de outubro um treinamento em piscicultura para cerca de 40 pessoas, que são seus representantes e vendedores dedicados à marca. O evento acontecerá em dois locais. Na sexta-feira será no Hotel Máximus Slim, onde será repassada toda a parte teórica do tema: “Sistemas Eficientes de Produção de Peixes na Amazônia”, que será proferido pelo engenheiro de pesca da Biofish, Jaire Bezerra de Menezes Júnior. No sábado pela manhã o evento segue ainda no Hotel Máximús Slim e a tarde acontecerá a parte prática do treinamento na propriedade do Sr. Edson Marcos Ancilieiro, na 3ª Linha - Gleba G, das 13 às 17 horas.

A piscicultura é uma atividade que vem crescendo na Amazônia Ocidental de forma significativa. O peixe é um dos recursos naturais mais abundantes e consumidos na região amazônica. O número estimado de espécies biológicas gira em torno de 2.500, o que representa, aproximadamente, 8% dos peixes de todo o mundo, 30% dos peixes de água doce e 75% dos peixes de água doce do Brasil (Cohen,1970; Geisler et alli, 1975).

A maior importância do peixe está relacionada, sem dúvida, à alimentação humana. O consumo per-capita/ano na Amazônia é estimado em 60 kg. Em Rondônia a piscicultura vem apresentando crescimento acelerado, principalmente pela falta de pescado no mercado, sem condições de ser suprida pela pesca extrativa. Neste Estado a estimativa de número de piscicultores de 800 com uma produção média anual de quatro a cinco mil toneladas em mil hectares de área utilizada. A principal espécie criada é o tambaqui.

É importante salientar que há uma excelente perspectiva de exportação. As populações dos países desenvolvidos demandam crescentemente as chamadas “carnes brancas” com baixo teor de gordura, e também os produtos considerados ecologicamente corretos, ou seja provenientes de processos de produção sustentáveis. Estas preferências normalmente são satisfeitas pelos produtos da piscicultura e por seus derivados. (com informações do site da Biofish)

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç