Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência discute proibição da pesca no Vale do Guaporé



Nesta sexta-feira (3), às 15 horas, na Câmara Municipal de Costa Marques, ocorre a audiência publica que vai discutir a lei que proibiu a pesca na região do Vale do Guaporé. A iniciativa é do deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN).

“Na Assembleia, fui um defensor da manutenção da lei anterior, que regulamentava a pesca no Vale do Guaporé. Infelizmente, foi aprovada uma nova lei, chamada de ‘Lei da Fome’, que impede que os pescadores ribeirinhos tenham uma vida digna”, disse Lebrão.

O deputado manifestou a sua preocupação com as pessoas prejudicadas em sua atividade pesqueira. “Quem sempre trabalhou com a pesca e agora está proibido, como vão sobreviver? Fizeram uma lei que não levou em conta quem vive da pesca”, questionou.

A audiência vai reunir deputados estaduais, autoridades e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e ao setor produtivo para discutir a proibição da pesca, definida numa lei aprovada em abril último pela Assembleia Legislativa.
 

O que diz a nova lei da pesca

A lei aprovada na Assembleia determina que fica limitada a quantidade de pescado para a pesca profissional desde a foz do Rio Cabixi até a foz do Rio São Miguel do Mamoré. O objetivo da lei é proteger a fauna e a flora aquática, incluindo também os berçários indígenas Massaco e Rio Branco e área da Fazenda Pau D’óleo.

Pelas novas regras legais serão permitidos aos pescadores profissionais apenas 70 quilos de peixe por semana, uma matriz para a pesca amadora e cinco quilos por dia para a pesca artesanal praticada por ribeirinhos para o sustento de suas famílias.

A lei tem por objetivo acabar com a pesca predatória, uma vez que proíbe a utilização de todo tipo de apetrechos e técnicas consideradas predatórias como redes, malhadeiras, espinhel, arpão, tarrafas, substâncias tóxicas, técnicas de arrasto de qualquer natureza, entre outros.

Na prática a pesca só será tolerada com a utilização de linhadas, varas, molinetes às margens dos rios – a pesca amadora, turística/esportiva e de subsistência.

Fonte: ALE/RO – DECOM
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç