Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência discute proibição da pesca no Vale do Guaporé



Nesta sexta-feira (3), às 15 horas, na Câmara Municipal de Costa Marques, ocorre a audiência publica que vai discutir a lei que proibiu a pesca na região do Vale do Guaporé. A iniciativa é do deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN).

“Na Assembleia, fui um defensor da manutenção da lei anterior, que regulamentava a pesca no Vale do Guaporé. Infelizmente, foi aprovada uma nova lei, chamada de ‘Lei da Fome’, que impede que os pescadores ribeirinhos tenham uma vida digna”, disse Lebrão.

O deputado manifestou a sua preocupação com as pessoas prejudicadas em sua atividade pesqueira. “Quem sempre trabalhou com a pesca e agora está proibido, como vão sobreviver? Fizeram uma lei que não levou em conta quem vive da pesca”, questionou.

A audiência vai reunir deputados estaduais, autoridades e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e ao setor produtivo para discutir a proibição da pesca, definida numa lei aprovada em abril último pela Assembleia Legislativa.
 

O que diz a nova lei da pesca

A lei aprovada na Assembleia determina que fica limitada a quantidade de pescado para a pesca profissional desde a foz do Rio Cabixi até a foz do Rio São Miguel do Mamoré. O objetivo da lei é proteger a fauna e a flora aquática, incluindo também os berçários indígenas Massaco e Rio Branco e área da Fazenda Pau D’óleo.

Pelas novas regras legais serão permitidos aos pescadores profissionais apenas 70 quilos de peixe por semana, uma matriz para a pesca amadora e cinco quilos por dia para a pesca artesanal praticada por ribeirinhos para o sustento de suas famílias.

A lei tem por objetivo acabar com a pesca predatória, uma vez que proíbe a utilização de todo tipo de apetrechos e técnicas consideradas predatórias como redes, malhadeiras, espinhel, arpão, tarrafas, substâncias tóxicas, técnicas de arrasto de qualquer natureza, entre outros.

Na prática a pesca só será tolerada com a utilização de linhadas, varas, molinetes às margens dos rios – a pesca amadora, turística/esportiva e de subsistência.

Fonte: ALE/RO – DECOM
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)