Segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 10h12
O vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Conedes), Roberto Mangabeira Unger, acompanhado de uma equipe técnica formada por representantes do governo, geólogos, técnicos responsáveis pelo setor de mineração, estiveram na última sexta-feira (19), em Ariquemes, participando de um debate que reuniu empresários e trabalhadores do setor de extração mineral. O debate, segundo Mangabeira Unger, ex-ministro do governo Lula e professor titular da Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, servirá como base na construção de uma política de ações de desenvolvimento do setor mineral no estado.
O ex-ministro que esta em Rondônia como voluntário cívico, na construção de um plano estratégico de desenvolvimento do Estado, participa de encontros que debatem novas estratégias para ações “que ofereçam ao estado novas iniciativas, para que saia do primarismo da produção, e torne-se vanguarda de desenvolvimento”.
Para o setor de mineração Mangabeira Unger sugere que o estado crie um órgão competente para o desenvolvimento mineral, e que possa junto com as diversas organizações, explorar o potencial dormente pelo solo e até então, explorado de forma oportunista.
O órgão de competência do estado estaria apto a buscar a união entre os demais estados com potencial mineral e juntos buscarem com o governo federal ações de expansão do comercio mineral. Entre os problemas apontados na reunião estão a regularização da extração nas terras de fronteiras e em terras indígenas.
Mangabeira acredita ainda que a criação do órgão irá fomentar a produção e atrair empresas estrangeiras. “O modelo proposto é de incentivo e participação do Estado. Uma campanha de mineração, em que Rondônia tornará referência no incentivo a associação do pequeno garimpeiro e cooperativa com a expansão na tecnologia na produção”, acredita.
Participaram da reunião os secretários de Estado Edson Vicente (Desenvolvimento Econômico e Social), George Braga (Planejamento), Nancy Rodrigues (Desenvolvimento Ambiental); representante da Secretaria de Finanças; presidente da Fundação Rondônia, Alberto Lourenço; Moisés Goes, diretor presidente da CMR; Helena Bezerra, presidente CPRM; superintendente do DPNM Deolindo de Carvalho; prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo e dos deputados estaduais Adelino Follador e Lorival Amorim.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)