Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes: Mangabeira apresenta ações para setor mineral


O vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Conedes), Roberto Mangabeira Unger, acompanhado de uma equipe técnica formada por representantes do governo, geólogos, técnicos responsáveis pelo setor de mineração, estiveram na última sexta-feira (19), em Ariquemes, participando de um debate que reuniu empresários e trabalhadores do setor de extração mineral. O debate, segundo Mangabeira Unger, ex-ministro do governo Lula e professor titular da Escola de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, servirá como base na construção de uma política de ações de desenvolvimento do setor mineral no estado.

O ex-ministro que esta em Rondônia como voluntário cívico, na construção de um plano estratégico de desenvolvimento do Estado, participa de encontros que debatem novas estratégias para ações “que ofereçam ao estado novas iniciativas, para que saia do primarismo da produção, e torne-se vanguarda de desenvolvimento”.

Para o setor de mineração Mangabeira Unger sugere que o estado crie um órgão competente para o desenvolvimento mineral, e que possa junto com as diversas organizações, explorar o potencial dormente pelo solo e até então, explorado de forma oportunista.

O órgão de competência do estado estaria apto a buscar a união entre os demais estados com potencial mineral e juntos buscarem com o governo federal ações de expansão do comercio mineral. Entre os problemas apontados na reunião estão a regularização da extração nas terras de fronteiras e em terras indígenas.

Mangabeira acredita ainda que a criação do órgão irá fomentar a produção e atrair empresas estrangeiras. “O modelo proposto é de incentivo e participação do Estado. Uma campanha de mineração, em que Rondônia tornará referência no incentivo a associação do pequeno garimpeiro e cooperativa com a expansão na tecnologia na produção”, acredita.

Participaram da reunião os secretários de Estado Edson Vicente (Desenvolvimento Econômico e Social), George Braga (Planejamento), Nancy Rodrigues (Desenvolvimento Ambiental); representante da Secretaria de Finanças; presidente da Fundação Rondônia, Alberto Lourenço; Moisés Goes, diretor presidente da CMR; Helena Bezerra, presidente CPRM; superintendente do DPNM Deolindo de Carvalho; prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo e dos deputados estaduais Adelino Follador e Lorival Amorim.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce