Sábado, 9 de janeiro de 2010 - 08h34
A Prefeitura de Ariquemes por meio da Secretaria de Saúde e da Funasa, está intensificando os trabalhos de combate a dengue, com o fumaçê passando em todos os bairros, além dos agentes da Funasa que estão visitando todas as casas identificando onde existe foco do mosquito transmissor da doença.
Em 2009, Ariquemes enfrentou uma epidemia de dengue e um grande trabalho foi realizado para conter a doença. Uma verdadeira força tarefa para conscientizar a população de que é preciso eliminar todos os criadouros do mosquito. Todo o trabalho feito no ano passado está refletindo de forma positiva agora no inicio do período das chuvas. Hoje, a quantidade de casos confirmados e suspeitos é bem menor que o ano passado. Em 2009 foram 1.410 casos suspeito e 576 casos confirmados de dengue clássica.
Graças ao trabalho intensivo realizado pela Prefeitura de Ariquemes a possível epidemia de dengue que alarmou a cidade no último ano, está totalmente descartada. Para obter estes resultados positivos, mais de 70 agentes comunitários de saúde estiveram visitando casa a casa, em todos os bairros do município, dando atenção especial aos setores com casos confirmados da doença.
O trabalho compreendeu desde o acompanhamento, ajuda na limpeza dos quintais até a conscientização da comunidade. A participação da população contribuiu com certeza para que a epidemia não se confirmasse.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Semsau, Geris Leite, a população não deve perder tempo. "Ao perceber qualquer sintoma o paciente deve imediatamente procurar uma das Unidades Básicas de Saúde".
Os sintomas da dengue são semelhantes à de outras doenças, por isso, Geris alerta para essa possibilidade, uma doença que também pode levar a óbito e frequentemente é confundida com a dengue é leptospirose. Portanto, confundir uma doença com a outra é bem freqüente, como foi o caso de dois óbitos ano passado, aonde ao chegar o resultado dos exames, foi confirmado positivo para leptospirose. Os dois casos foram da região do Vale do Jamari, um de Machadinho e o outro de Buritis.
Um alerta feito pelos agentes da Funasa é quanto as fossas, hoje os mosquitos também se proliferam em águas contaminadas. Segundo Jatobá, da Funasa, todo o trabalho de campo está sendo feito, mas a participação da população é fundamental no combate ao mosquito da dengue.
O vice-prefeito Marcio Raposo, acompanhando a fiscalização dos agentes da Funasa, lembra a população que em cada local que for encontrado focos do mosquito, será feito uma notificação e dado um prazo para que seja eliminado todos os criadouros, e que caso o responsável não tome as devidas providencias para eliminar os focos, ao final do prazo estabelecido, será aplicado uma multa.
Os locais onde os agentes encontrarem focos do mosquito poderá ser multado. Marcio Raposo esclarece que a intenção não é aplicar essas multas e sim fazer com que todos cuidem de seus quintais, já que os maiores responsáveis pela proliferação do mosquito é toda a comunidade.
Macio informa que é melhor prevenir do que ter que pagar a multa, ele lembra que as residências, os terrenos baldios, comércios e indústrias terão valores diferentes nas multas.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)