Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 11h06
A aula inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, realizada na manhã da última segunda-feira (01/03) marcou a concretização de um sonho e de anos de luta do prefeito Confúcio Moura, de Ariquemes. “Ariquemes vive um momento de franco desenvolvimento e o Instituto chega justamente nesta fase para impulsionar ainda mais o município”, resumiu com satisfação.
A solenidade contou com a participação de autoridades locais, além de diretores e representantes do Instituto em nível de estado, e de pessoas que fizeram parte deste processo de transformação, da antiga Escola Técnica Agrícola da Ceplac em um Instituto Federal de Ensino.
Confúcio explicou que foi seguindo o ideal de oferecer aos jovens da grande região de Ariquemes oportunidades de uma educação voltada para a qualificação profissional, com visão ao ingresso no mercado de trabalho, que desde 1994, quando assumiu o primeiro mandato de deputado federal, se esforçou na implantação do Instituto em Ariquemes, e que hoje, 16 anos após, já em seu segundo mandato como prefeito do município, consegue ver esse sonho realizado.
O prefeito lembrou-se de uma época em que para manter a Escola Técnica funcionando era difícil para Ceplac, numa região sem rede de energia elétrica, onde os recursos para o desenvolvimento dos cursos eram inexistentes. “Passados 22 anos de fundação da Escola Técnica, o municipio recebe com muito orgulho o Instituto Federal. Em nenhum momento medi esforços e dedicação para dar aos jovens essa chance de contar com educação de qualidade com ampla possibilidade de acesso. E tenho agora a satisfação de presenciar e participar deste marco para o municipio”.
Na ocasião foi apresentado aos alunos, familiares e convidados, o projeto que irá transformar a unidade em um Campus moderno, com a ampliação da estrutura, construção de laboratórios, quadras poli-esportivas, entre outros investimentos, num total orçado em torno de R$ 8,5 milhões.
Confúcio desejou boas vindas aos alunos, ressaltando que Ariquemes está orgulhosa de poder receber jovens vindos de outras cidades da região, e que num prazo de até cinco anos espera ver de três a cinco mil alunos no Campus Ariquemes.
Ensino
As políticas de Ensino do IFRO foram delineadas a partir das necessidades sócioeconômicas e culturais, respeitando as questões de diversidade cultural, de preservação do meio ambiente e dos novos modelos de desenvolvimento sustentável do planeta e, em particular, para a região amazônica, tornando a educação profissional, científica e tecnológica.
O IFRO, vai oferecer no primeiro momento cursos técnicos em Agropecuária, Florestas, Aqüicultura, Eletromecânica, Informática, Alimentos, Móveis, Edificações, Agroindústria. Num segundo momento oferecerá também cursos superiores de Tecnologia em Laticínio e Gestão Ambiental, de Licenciatura em Química e Biologia, além dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e Silvicultura. Todos os cursos são direcionados a atender às demandas locais.
Fonte: Ascom
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe
Festa no Parque da Cidade é sucesso de público com show gratuito do Mundo Bita
Uma programação especial foi preparada para a população da capital rondoniense. Neste sábado (11) a festa alusiva ao Dia das Crianças, comemorado no d
Sebrae e parceiros iniciam ciclo de palestras sobre captação de recursos nos municípios
Sebrae, em parceria com a União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (UCAVER) e a Prefeitura Municipal, deu início no dia 29 de setembro, em São Feli
Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa no Parque da Cidade
Neste sábado (12), o Parque da Cidade será palco de uma grande celebração ao Dia das Crianças, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, com um dos sh