Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 11h06
A aula inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, realizada na manhã da última segunda-feira (01/03) marcou a concretização de um sonho e de anos de luta do prefeito Confúcio Moura, de Ariquemes. “Ariquemes vive um momento de franco desenvolvimento e o Instituto chega justamente nesta fase para impulsionar ainda mais o município”, resumiu com satisfação.
A solenidade contou com a participação de autoridades locais, além de diretores e representantes do Instituto em nível de estado, e de pessoas que fizeram parte deste processo de transformação, da antiga Escola Técnica Agrícola da Ceplac em um Instituto Federal de Ensino.
Confúcio explicou que foi seguindo o ideal de oferecer aos jovens da grande região de Ariquemes oportunidades de uma educação voltada para a qualificação profissional, com visão ao ingresso no mercado de trabalho, que desde 1994, quando assumiu o primeiro mandato de deputado federal, se esforçou na implantação do Instituto em Ariquemes, e que hoje, 16 anos após, já em seu segundo mandato como prefeito do município, consegue ver esse sonho realizado.
O prefeito lembrou-se de uma época em que para manter a Escola Técnica funcionando era difícil para Ceplac, numa região sem rede de energia elétrica, onde os recursos para o desenvolvimento dos cursos eram inexistentes. “Passados 22 anos de fundação da Escola Técnica, o municipio recebe com muito orgulho o Instituto Federal. Em nenhum momento medi esforços e dedicação para dar aos jovens essa chance de contar com educação de qualidade com ampla possibilidade de acesso. E tenho agora a satisfação de presenciar e participar deste marco para o municipio”.
Na ocasião foi apresentado aos alunos, familiares e convidados, o projeto que irá transformar a unidade em um Campus moderno, com a ampliação da estrutura, construção de laboratórios, quadras poli-esportivas, entre outros investimentos, num total orçado em torno de R$ 8,5 milhões.
Confúcio desejou boas vindas aos alunos, ressaltando que Ariquemes está orgulhosa de poder receber jovens vindos de outras cidades da região, e que num prazo de até cinco anos espera ver de três a cinco mil alunos no Campus Ariquemes.
Ensino
As políticas de Ensino do IFRO foram delineadas a partir das necessidades sócioeconômicas e culturais, respeitando as questões de diversidade cultural, de preservação do meio ambiente e dos novos modelos de desenvolvimento sustentável do planeta e, em particular, para a região amazônica, tornando a educação profissional, científica e tecnológica.
O IFRO, vai oferecer no primeiro momento cursos técnicos em Agropecuária, Florestas, Aqüicultura, Eletromecânica, Informática, Alimentos, Móveis, Edificações, Agroindústria. Num segundo momento oferecerá também cursos superiores de Tecnologia em Laticínio e Gestão Ambiental, de Licenciatura em Química e Biologia, além dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e Silvicultura. Todos os cursos são direcionados a atender às demandas locais.
Fonte: Ascom
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)