Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 11h06
A aula inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, realizada na manhã da última segunda-feira (01/03) marcou a concretização de um sonho e de anos de luta do prefeito Confúcio Moura, de Ariquemes. “Ariquemes vive um momento de franco desenvolvimento e o Instituto chega justamente nesta fase para impulsionar ainda mais o município”, resumiu com satisfação.
A solenidade contou com a participação de autoridades locais, além de diretores e representantes do Instituto em nível de estado, e de pessoas que fizeram parte deste processo de transformação, da antiga Escola Técnica Agrícola da Ceplac em um Instituto Federal de Ensino.
Confúcio explicou que foi seguindo o ideal de oferecer aos jovens da grande região de Ariquemes oportunidades de uma educação voltada para a qualificação profissional, com visão ao ingresso no mercado de trabalho, que desde 1994, quando assumiu o primeiro mandato de deputado federal, se esforçou na implantação do Instituto em Ariquemes, e que hoje, 16 anos após, já em seu segundo mandato como prefeito do município, consegue ver esse sonho realizado.
O prefeito lembrou-se de uma época em que para manter a Escola Técnica funcionando era difícil para Ceplac, numa região sem rede de energia elétrica, onde os recursos para o desenvolvimento dos cursos eram inexistentes. “Passados 22 anos de fundação da Escola Técnica, o municipio recebe com muito orgulho o Instituto Federal. Em nenhum momento medi esforços e dedicação para dar aos jovens essa chance de contar com educação de qualidade com ampla possibilidade de acesso. E tenho agora a satisfação de presenciar e participar deste marco para o municipio”.
Na ocasião foi apresentado aos alunos, familiares e convidados, o projeto que irá transformar a unidade em um Campus moderno, com a ampliação da estrutura, construção de laboratórios, quadras poli-esportivas, entre outros investimentos, num total orçado em torno de R$ 8,5 milhões.
Confúcio desejou boas vindas aos alunos, ressaltando que Ariquemes está orgulhosa de poder receber jovens vindos de outras cidades da região, e que num prazo de até cinco anos espera ver de três a cinco mil alunos no Campus Ariquemes.
Ensino
As políticas de Ensino do IFRO foram delineadas a partir das necessidades sócioeconômicas e culturais, respeitando as questões de diversidade cultural, de preservação do meio ambiente e dos novos modelos de desenvolvimento sustentável do planeta e, em particular, para a região amazônica, tornando a educação profissional, científica e tecnológica.
O IFRO, vai oferecer no primeiro momento cursos técnicos em Agropecuária, Florestas, Aqüicultura, Eletromecânica, Informática, Alimentos, Móveis, Edificações, Agroindústria. Num segundo momento oferecerá também cursos superiores de Tecnologia em Laticínio e Gestão Ambiental, de Licenciatura em Química e Biologia, além dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e Silvicultura. Todos os cursos são direcionados a atender às demandas locais.
Fonte: Ascom
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)