Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Confúcio diz que Instituto Federal de Ensino é realização de um sonho


 
 A aula inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, realizada na manhã da última segunda-feira (01/03) marcou a concretização de um sonho e de anos de luta do prefeito Confúcio Moura, de Ariquemes. “Ariquemes vive um momento de franco desenvolvimento e o Instituto chega justamente nesta fase para impulsionar ainda mais o município”, resumiu com satisfação. 

A solenidade contou com a participação de autoridades locais, além de diretores e representantes do Instituto em nível de estado, e de pessoas que fizeram parte deste processo de transformação, da antiga Escola Técnica Agrícola da Ceplac em um Instituto Federal de Ensino. 

Confúcio explicou que foi seguindo o ideal de oferecer aos jovens da grande região de Ariquemes oportunidades de uma educação voltada para a qualificação profissional, com visão ao ingresso no mercado de trabalho, que desde 1994, quando assumiu o primeiro mandato de deputado federal, se esforçou na implantação do Instituto em Ariquemes, e que hoje, 16 anos após, já em seu segundo mandato como prefeito do município, consegue ver esse sonho realizado. 

O prefeito lembrou-se de uma época em que para manter a Escola Técnica funcionando era difícil para Ceplac, numa região sem rede de energia elétrica, onde os recursos para o desenvolvimento dos cursos eram inexistentes. “Passados 22 anos de fundação da Escola Técnica, o municipio recebe com muito orgulho o Instituto Federal. Em nenhum momento medi esforços e dedicação para dar aos jovens essa chance de contar com educação de qualidade com ampla possibilidade de acesso. E tenho agora a satisfação de presenciar e participar deste marco para o municipio”. 

Na ocasião foi apresentado aos alunos, familiares e convidados, o projeto que irá transformar a unidade em um Campus moderno, com a ampliação da estrutura, construção de laboratórios, quadras poli-esportivas, entre outros investimentos, num total orçado em torno de R$ 8,5 milhões. 

Confúcio desejou boas vindas aos alunos, ressaltando que Ariquemes está orgulhosa de poder receber jovens vindos de outras cidades da região, e que num prazo de até cinco anos espera ver de três a cinco mil alunos no Campus Ariquemes.

Ensino 

As políticas de Ensino do IFRO foram delineadas a partir das necessidades sócioeconômicas e culturais, respeitando as questões de diversidade cultural, de preservação do meio ambiente e dos novos modelos de desenvolvimento sustentável do planeta e, em particular, para a região amazônica, tornando a educação profissional, científica e tecnológica. 

O IFRO, vai oferecer no primeiro momento cursos técnicos em Agropecuária, Florestas, Aqüicultura, Eletromecânica, Informática, Alimentos, Móveis, Edificações, Agroindústria. Num segundo momento oferecerá também cursos superiores de Tecnologia em Laticínio e Gestão Ambiental, de Licenciatura em Química e Biologia, além dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação e Silvicultura. Todos os cursos são direcionados a atender às demandas locais. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam