Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

APAE abre semana do portador de deficiência



A APAE de Buritis abriu na última sexta-feira, dia 21 de agosto a Semana do Portador de Deficiência. O evento foi realizado na praça central da cidade e contou com a presença dos estudantes de todas as escolas da cidade. A abertura do evento foi feita com a participação de professores e alunos da entidade, que começaram cantando os hinos Nacional, de Rondônia e de Buritis.

Após a abertura feita pela diretora da escola da entidade, a professora Lucinete Dias Ferraz Souza, a professora Gelsa Rela leu o histórico da entidade, contando das dificuldades que a entidade passou para manter a sua escola nos seus primeiros anos, assim como elogiou e agradeceu os patrocinadores das ações da entidade, que hoje conta com 68 alunos de várias idades.

Segundo informou a diretora a Semana do Portador de Deficiência é comemorada todo ano e o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema da pessoa e principalmente da criança portadora de deficiência, no combate as diversas formas de preconceitos e pela inclusão dessas pessoas na sociedade.

A diretora falou também que a Semana do Portador de Deficiência será de intensa atividade e se encerrará na próxima sexta-feira com uma carreata pelas principais ruas da cidade.

Falando a respeito da entidade, o secretário municipal de educação, cultura e esporte, professor Mauro Bemício, disse que a Escola Sonho Meu, da APAE de Buritis é hoje praticamente municipalizada, pois para acabar com as dificuldades que a APAE passava para manter a escola o prefeito Volpi autorizou a  SEMECE que assumisse  aquela escola, constituindo fato único no estado: uma escola da APAE que é mantida quase que inteiramente pela Prefeitura: São nove professores, seis funcionários administrativos e de apoio como vigia, zeladoras, merendeiras, agente administrativos, um auxiliar de motorista, um professor de educação física, uma fisioterapeuta, perfazendo 16 funcionários municipais à disposição daquela entidade. Até a diretora, que é funcionária estadual, está lá através de permuta com o Estado, ou seja: o município teve que ceder para o Estado outra professora municipal para que o Governo do Estado à liberasse para a APAE.

A prefeitura ainda mantém um repasse de R$31.800,00 anuais para manutenção da escola e outro de  R$73.750,00 anuais para a manutenção do aluguel de um ônibus escolar, além de a tê-la incluído no Programa Municipal de Alimentação Escolar, para que a mesma receba alimentação escolar de qualidade.

A prefeitura Ainda repassa materiais didático-pedagógicos, móveis escolares, etc.  Além disso, a prefeitura fornece passagens e diárias para seus professores e técnicos irem fazer cursos de capacitação fora do município.

Segundo o prefeito José Alfredo Volpi, ele espera que este compromisso com a APAE deva ser assumido por qualquer administrador público que venha a ocupar a Prefeitura, pois a maior parte das crianças e jovens portadores de deficiência são filhos de famílias de baixa renda e que de outra forma eles não teriam acesso à educação.

De acordo com o prefeito, apesar desses tempos de individualismos neoliberais e da valorização do Estado mínimo, há determinadas coisas na sociedade que terão que ser necessariamente sempre da obrigação dos poderes públicos, finalizou o prefeito.

Fonte: Arnaldo da Silva

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Com foco na garantia do bem-estar e qualidade de vida dos seus cidadãos, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou um bebedouro gratuito no Espaço

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população e recuperar áreas públicas urbanas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da S

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realiza, de 21 a 26 de julho, das 15h às 19h, no Porto Velho Shop

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, está empenhado em transformar a realidade da cidade, que enfrenta desafios herdados de gestões anteriores. Qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)