Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim prepara audiência para evitar conflito armado em Bom Futuro



Na tentativa de evitar conflitos, inclusive armado, será realizada uma audiência pública no dia 22 próximo, no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira, em Buritis, para se construir alternativas à retirada de cerca de 50 mil pessoas e seu plantel animal, maioria gado, da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro.

A audiência foi requerida pela deputada estadual Daniela Amorim (PTB), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. Dela, devem participar os parlamentares estaduais, a bancada federal, os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

Também participam do evento, a convite do deputado federal Ernandes Amorim, os representantes das Comissões dos Direitos Humanos e Agricultura, da Câmara, e da OAB, seccional Rondônia.

A audiência foi proposta após os incessantes pedidos de ajuda recebidos dos moradores da Flona Bom Futuro. De acordo com Amorim, parte deles ameaça resistir à retirada da área onde vivem há duas décadas, previstas para ser realizada esse mês, por um força tarefa composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Ibama, Incra, Ministério Público Federal, Sedam e até Exército.

A retirada vem sendo preparada desde o início do ano, mas teria sido adiada em decorrência de acordos firmados pelo Ministério do Meio Ambiente para reconhecimento da área descaracterizada para os posseiros, mas descumprido pelo ministro Carlos Minc.

Nessa audiência será discutido se existe recursos para as indenizações, previsão de novas áreas para trabalhar, o prazo concedido pelo Governo Federal é suficiente e critérios para avaliação das indenizações. “A pauta é extensa, mas a principal delas é a construção de uma saída para evitar conflitos. Há pessoas na área que alegam que vão resistir. Temos que evitar conflitos, principalmente dessa natureza. A idéia dessa audiência é exatamente para isso e deve ser tirado um documento para ser encaminhado às autoridades contendo uma proposta positiva”, afirma Amorim.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)