Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim prepara audiência para evitar conflito armado em Bom Futuro



Na tentativa de evitar conflitos, inclusive armado, será realizada uma audiência pública no dia 22 próximo, no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira, em Buritis, para se construir alternativas à retirada de cerca de 50 mil pessoas e seu plantel animal, maioria gado, da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro.

A audiência foi requerida pela deputada estadual Daniela Amorim (PTB), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. Dela, devem participar os parlamentares estaduais, a bancada federal, os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

Também participam do evento, a convite do deputado federal Ernandes Amorim, os representantes das Comissões dos Direitos Humanos e Agricultura, da Câmara, e da OAB, seccional Rondônia.

A audiência foi proposta após os incessantes pedidos de ajuda recebidos dos moradores da Flona Bom Futuro. De acordo com Amorim, parte deles ameaça resistir à retirada da área onde vivem há duas décadas, previstas para ser realizada esse mês, por um força tarefa composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Ibama, Incra, Ministério Público Federal, Sedam e até Exército.

A retirada vem sendo preparada desde o início do ano, mas teria sido adiada em decorrência de acordos firmados pelo Ministério do Meio Ambiente para reconhecimento da área descaracterizada para os posseiros, mas descumprido pelo ministro Carlos Minc.

Nessa audiência será discutido se existe recursos para as indenizações, previsão de novas áreas para trabalhar, o prazo concedido pelo Governo Federal é suficiente e critérios para avaliação das indenizações. “A pauta é extensa, mas a principal delas é a construção de uma saída para evitar conflitos. Há pessoas na área que alegam que vão resistir. Temos que evitar conflitos, principalmente dessa natureza. A idéia dessa audiência é exatamente para isso e deve ser tirado um documento para ser encaminhado às autoridades contendo uma proposta positiva”, afirma Amorim.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)