Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim prepara audiência para evitar conflito armado em Bom Futuro



Na tentativa de evitar conflitos, inclusive armado, será realizada uma audiência pública no dia 22 próximo, no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira, em Buritis, para se construir alternativas à retirada de cerca de 50 mil pessoas e seu plantel animal, maioria gado, da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro.

A audiência foi requerida pela deputada estadual Daniela Amorim (PTB), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. Dela, devem participar os parlamentares estaduais, a bancada federal, os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

Também participam do evento, a convite do deputado federal Ernandes Amorim, os representantes das Comissões dos Direitos Humanos e Agricultura, da Câmara, e da OAB, seccional Rondônia.

A audiência foi proposta após os incessantes pedidos de ajuda recebidos dos moradores da Flona Bom Futuro. De acordo com Amorim, parte deles ameaça resistir à retirada da área onde vivem há duas décadas, previstas para ser realizada esse mês, por um força tarefa composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Ibama, Incra, Ministério Público Federal, Sedam e até Exército.

A retirada vem sendo preparada desde o início do ano, mas teria sido adiada em decorrência de acordos firmados pelo Ministério do Meio Ambiente para reconhecimento da área descaracterizada para os posseiros, mas descumprido pelo ministro Carlos Minc.

Nessa audiência será discutido se existe recursos para as indenizações, previsão de novas áreas para trabalhar, o prazo concedido pelo Governo Federal é suficiente e critérios para avaliação das indenizações. “A pauta é extensa, mas a principal delas é a construção de uma saída para evitar conflitos. Há pessoas na área que alegam que vão resistir. Temos que evitar conflitos, principalmente dessa natureza. A idéia dessa audiência é exatamente para isso e deve ser tirado um documento para ser encaminhado às autoridades contendo uma proposta positiva”, afirma Amorim.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)