Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim, Cassol, Neodi e Expedito se unem em favor dos moradores de Bom Futuro


 

Trabalhadores que moram e trabalham em parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro vão anunciar no próximo sábado (25), a decisão tomada em coletivo de permanecerem na área e não permitir a retirada de seus animais, como pretende uma força tarefa designada pelo Ministério do Meio Ambiente. A reunião para esse anúncio será realizada em Rio Pardo, um distrito dentro da Flona

Essa decisão, segundo informa o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), tem o aval do governador Ivo Cassol (sem partido), do presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC), boa parte dos deputados estaduais – Tiziu Jidalias (PMDB), Daniela Amorim (PTB), Euclides Maciel (PSDB) e Jair Mioto (PPS) -, do senador Expedito Junior (PR), do deputado federal Natan Donadon (PMDB), e os prefeitos Élson Montes (PR-Buritis) e Romeo Reolon (PMDB- Alto Paraíso) presentes à reunião realizada no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) em Cujubim, no domingo passado, para discutir uma ação conjunta em favor das cerca das 5 mil famílias que vivem em três “áreas-cidades” e boa parte deles, anterior ao decreto de criação da Flona.

Os trabalhadores, segundo Amorim, querem a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no encontro de sábado, e se propõem a firmar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para zelar e evitar desmatamento na Flona, sob a condição de permanecerem na área cuidando de seus rebanhos.

“Eles têm propostas e esperam uma adequação do Ministério do Meio Ambiente, pois não aceitam saírem de lá, já que não tem para onde ir, nem onde trabalhar. Temos lutado e tentado sensibilizar o Governo Federal para evitar uma tragédia que vem sendo anunciada. Não é isso que queremos e temos a certeza que encontraremos um caminho para evitar isso. Os moradores já tomaram essa decisão que de lá não arredam pé. O governador, o presidente da Assembléia, as bancadas estadual e federal estarão nessa reunião pedida por eles para uma tomada de posição conjunta”, afirma o parlamentar.

A força-tarefa formada por agentes da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e Instituto Chico Mendes, busca uma saída negociada dos moradores da Flona, mas segundo Amorim, só tem evoluído para uma clima de instabilidade na área.

Além dessa decisão dos moradores, o parlamentar conta que tem buscado outras alternativas para assegurar os direitos dos trabalhadores instalados em Bom Futuro, como a extinção do decreto que criou a Flona; substituição de uma área equivalente, e até os marcos corretos de demarcação, na Justiça, da Floresta Nacional, pois não se sabe ao certo onde se inicia nem onde termina. Outra medida jurídica que está em curso é o pedido do processo que deu origem a retirada dos moradores. Essa iniciativa é da deputada estadual Daniela Amorim que solicitou à Procuradoria da Assembléia Legislativa requeira o processo para apreciação das medidas de contestações.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)