Domingo, 16 de junho de 2013 - 17h33
O convite foi feito pela professora Ester Caliane, coordenadora do estágio do 7º período de administração e acompanhado atentamente por um auditório lotado e ávido por conhecer, na prática, um pouco mais sobre o tema.
Após abertura feita pela professora Ester, ouviu-se o hino de Rondônia, em seguida as falas do professor Odirlei Lovo, coordenado do curso de administração e ciências contábeis e do professor doutor Dirceu Carlaile, diretor acadêmico da Farol.
Confúcio Moura subiu ao palco, agradeceu as palavras elogiosas dos acadêmicos e iniciou a apresentação sobre o tema, “Governança para resultados, desafios e perspectivas da administração pública”, discorrendo e apresentando gráficos, imagens e projetos de uma forma simples, técnica e didática que encantou a todos.
Abordou temas polêmicos como os vícios encravados no serviço público, leis antigas e caducas e entraves burocráticos impingidos por funcionários reacionários. Falou também das soluções, dos projetos, das ferramentas de aferição e acompanhamento e dos programas eleitos, não apenas para o período do seu governo, mas pensados em longo prazo. Aproveitando a presença do senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, na plateia, fez várias referências aos percalços enfrentados pelo governador, recebendo a confirmação do senador que já ocupou tal cargo em Rondônia.
O tema Governança para resultados, por ser muito complexo, passou a ser encarado pelo governo a partir de ações e projetos selecionados e acompanhados pela Agenda Integrada de Resultados (Agir), que é uma reunião semanal em que Confúcio ouve e acompanha os resultados apresentados pelos secretários de todas as pastas e seus técnicos, para cada um dos quatorze temas macro e seus desdobramentos.
Antes de finalizar, o governador citou exemplos de sucesso obtidos por governos de outros estados, como a recuperação econômica de Minas Gerais, conseguida pelo governador Aécio Neves e a implantação dos polos exportadores em Pernambuco. Disse ainda dos seus projetos de dragagem do rio Madeira, da construção da estrada de ferro cortando o estado de sul a norte, dos programas de inclusão social, das obras de recuperação e asfaltamento de toda a malha viária e núcleos urbanos de Rondônia.
Ao termino da palestra, Confúcio Moura enfatizou o potencial do agronegócio e os resultados já obtidos na industrialização, comercialização e exportação de inúmeros produtos certificados e de altíssima qualidade ‘Made in Rondônia’. Foi aplaudido de pé por todos, concedeu entrevistas a emissoras locais, posou para fotos junto aos alunos e professores, dos quais recebeu uma placa comemorativa.
Fonte: Marco Aurélio Anconi
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)