Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Alunos e professores da Farol aplaudem Confúcio Moura


O convite foi feito pela professora Ester Caliane, coordenadora do estágio do 7º período de administração e acompanhado atentamente por um auditório lotado e ávido por conhecer, na prática, um pouco mais sobre o tema.

Após abertura feita pela professora Ester, ouviu-se o hino de Rondônia, em seguida as falas do professor Odirlei Lovo, coordenado do curso de administração e ciências contábeis e do professor doutor Dirceu Carlaile, diretor acadêmico da Farol.

Confúcio Moura subiu ao palco, agradeceu as palavras elogiosas dos acadêmicos e iniciou a apresentação sobre o tema, “Governança para resultados, desafios e perspectivas da administração pública”, discorrendo e apresentando gráficos, imagens e projetos de uma forma simples, técnica e didática que encantou a todos.

Abordou temas polêmicos como os vícios encravados no serviço público, leis antigas e caducas e entraves burocráticos impingidos por funcionários reacionários. Falou também das soluções, dos projetos, das ferramentas de aferição e acompanhamento e dos programas eleitos, não apenas para o período do seu governo, mas pensados em longo prazo. Aproveitando a presença do senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, na plateia, fez várias referências aos percalços enfrentados pelo governador, recebendo a confirmação do senador que já ocupou tal cargo em Rondônia.

O tema Governança para resultados, por ser muito complexo, passou a ser encarado pelo governo a partir de ações e projetos selecionados e acompanhados pela Agenda Integrada de Resultados (Agir), que é uma reunião semanal em que Confúcio ouve e acompanha os resultados apresentados pelos secretários de todas as pastas e seus técnicos, para cada um dos quatorze temas macro e seus desdobramentos.

Antes de finalizar, o governador citou exemplos de sucesso obtidos por governos de outros estados, como a recuperação econômica de Minas Gerais, conseguida pelo governador Aécio Neves e a implantação dos polos exportadores em Pernambuco. Disse ainda dos seus projetos de dragagem do rio Madeira, da construção da estrada de ferro cortando o estado de sul a norte, dos programas de inclusão social, das obras de recuperação e asfaltamento de toda a malha viária e núcleos urbanos de Rondônia.

Ao termino da palestra, Confúcio Moura enfatizou o potencial do agronegócio e os resultados já obtidos na industrialização, comercialização e exportação de inúmeros produtos certificados e de altíssima qualidade ‘Made in Rondônia’. Foi aplaudido de pé por todos, concedeu entrevistas a emissoras locais, posou para fotos junto aos alunos e professores, dos quais recebeu uma placa comemorativa.

Fonte: Marco Aurélio Anconi
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce