Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Alunos e professores da Farol aplaudem Confúcio Moura


O convite foi feito pela professora Ester Caliane, coordenadora do estágio do 7º período de administração e acompanhado atentamente por um auditório lotado e ávido por conhecer, na prática, um pouco mais sobre o tema.

Após abertura feita pela professora Ester, ouviu-se o hino de Rondônia, em seguida as falas do professor Odirlei Lovo, coordenado do curso de administração e ciências contábeis e do professor doutor Dirceu Carlaile, diretor acadêmico da Farol.

Confúcio Moura subiu ao palco, agradeceu as palavras elogiosas dos acadêmicos e iniciou a apresentação sobre o tema, “Governança para resultados, desafios e perspectivas da administração pública”, discorrendo e apresentando gráficos, imagens e projetos de uma forma simples, técnica e didática que encantou a todos.

Abordou temas polêmicos como os vícios encravados no serviço público, leis antigas e caducas e entraves burocráticos impingidos por funcionários reacionários. Falou também das soluções, dos projetos, das ferramentas de aferição e acompanhamento e dos programas eleitos, não apenas para o período do seu governo, mas pensados em longo prazo. Aproveitando a presença do senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, na plateia, fez várias referências aos percalços enfrentados pelo governador, recebendo a confirmação do senador que já ocupou tal cargo em Rondônia.

O tema Governança para resultados, por ser muito complexo, passou a ser encarado pelo governo a partir de ações e projetos selecionados e acompanhados pela Agenda Integrada de Resultados (Agir), que é uma reunião semanal em que Confúcio ouve e acompanha os resultados apresentados pelos secretários de todas as pastas e seus técnicos, para cada um dos quatorze temas macro e seus desdobramentos.

Antes de finalizar, o governador citou exemplos de sucesso obtidos por governos de outros estados, como a recuperação econômica de Minas Gerais, conseguida pelo governador Aécio Neves e a implantação dos polos exportadores em Pernambuco. Disse ainda dos seus projetos de dragagem do rio Madeira, da construção da estrada de ferro cortando o estado de sul a norte, dos programas de inclusão social, das obras de recuperação e asfaltamento de toda a malha viária e núcleos urbanos de Rondônia.

Ao termino da palestra, Confúcio Moura enfatizou o potencial do agronegócio e os resultados já obtidos na industrialização, comercialização e exportação de inúmeros produtos certificados e de altíssima qualidade ‘Made in Rondônia’. Foi aplaudido de pé por todos, concedeu entrevistas a emissoras locais, posou para fotos junto aos alunos e professores, dos quais recebeu uma placa comemorativa.

Fonte: Marco Aurélio Anconi
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)