Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ALE debate implantação de medicina na Unir de Ariquemes



Ao inaugurar o Posto de Fiscalização e Pesagem da BR 421, a 12 quilômetros de Ariquemes na manhã de ontem,  sexta-feira (15), o governador Confúcio Moura (PMDB), pediu apoio dos deputados: Saulo Moreira (PDT), Lorival Amorin (PMN) e Adelino Follador (DEM) para a possibilidade de implantar os cursos de medicina, enfermagem, nutrição ou engenharia de produção na Universidade Federal de Rondônia (Unir) campus de Ariquemes.

O assunto voltou a ser tratado às 16 horas em uma reunião que aconteceu no gabinete do prefeito José Márcio Londe Raposo e que contou com a presença dele (prefeito); dos três deputados; do reitor da Unir campus de Porto Velho, José Januário Amaral; do pró-reitor de graduação da Unir Almeida Andrade; do pró-reitor de extensão da Unir Josinir Dettani; do diretor de apoio à política acadêmica da Unir José Lucas Pedreira; do presidente da Câmara Municipal, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT); e da secretária municipal do Governo de Ariquemes, Débora Raposo.

Determinação

Na oportunidade, o reitor da Unir explicou que existe uma determinação do Ministério da Educação (MEC) de que, até 2020, em cada campus da Unir deverá haver cinco cursos. No caso de Ariquemes, lembrou, apenas dois estão em funcionamento: Engenharia de Alimentos e Pedagogia. “De qualquer forma, até o prazo estabelecido, a Unir tem que cumprir com a determinação, mas as parcerias entre a Universidade, parlamentares e o Governo do Estado serão extremamente importantes para encurtar o prazo”, avaliou.

Além das sugestões do governador, na reunião foram feitas indicações de outros cursos como: Farmácia, que foi sugerido pelo prefeito Márcio Raposo; na área de agropecuária por Val; e ambiental pelos deputados. Entretanto, Januário Amaral ponderou que para tomar qualquer medida, é imprescindível que se leve em consideração a estrutura do campus de Ariquemes, “já que no caso da medicina, que ficou como prioridade para vocês, o custo é bastante elevado, e necessita, por exemplo, de no mínimo cinco leitos por aluno, laboratórios, técnicos, e professores especializados na área para ministrar aulas”, disse.

Infra-estrutura

De acordo com o prefeito, Ariquemes é um dos poucos municípios do Estado que tem condições de atender a necessidade, citando que “só o Hospital Regional conta com 60 leitos e 54 médicos, sem contar com o Hospital da Criança”. Mesmo assim, ponderou o reitor, “nada será decidido monocraticamente, tudo terá que ser levantado e passar pelos Conselhos da Unir”, disse adiantando que a partir da próxima segunda-feira, começa o levantamento dos dados que vai apontar a possibilidade ou não para a implantação do curso de medicina em Ariquemes. “Para nós seria muito interessante porque um curso de medicina vai mexer muito com a economia do município. No que for necessário, vamos apoiar”, reforçou o deputado Saulo Moreira. “Quero que vocês tenham a confiança que Ariquemes está de portas abertas para apoiar e receber qualquer um dos cursos”, completou Márcio Raposo.

Após a reunião, os representantes da Unir e demais participantes da reunião conheceram o terreno onde será construído o novo Hospital Regional de Ariquemes. A obra, segundo o reitor, pode ser dos pontos favoráveis para o município.

Fonte: Ascom
 


Assessoria: Deputado Saulo Moreira

Twitter: @depsaulomoreira

Orkut: deputado Saulo Moreira

http://saulomoreiradeputado.blogspot.com

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam