Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agricultores do Projeto Tempo de Empreender em G.Mirim


 
Técnicas para manejo e comercialização dos insumos. Engana-se quem acredita que os benefícios da capacitação dos produtores rurais de Abunã, Joana D’arc e União Bandeirantes realizada pelo Projeto Tempo de Empreender (Instituto Camargo Corrêa e Sebrae) resume-se a essas ações. A X Feira Pérola do Mamoré de Guajará Mirim, por exemplo, foi vista como uma oportunidade pelo projeto, que a tornou palco para mais uma de suas iniciativas. Só que desta vez, o cenário fugiu do campo e transformou esses produtores em expositores.

“Para mim é tudo novo. Estou acostumado a viver no campo e não tenho o hábito de me comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Esse tipo de experiência ajuda a aprender a me expressar. É interessante ver como os visitantes se interessam pelo nosso projeto, como perguntam sobre o que fazemos.”, contou o agricultor Josimar Martinho, com um sorriso de satisfação estampado, mas de ar tímido, enquanto conversava com visitantes no estande.

O objetivo da feira, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de agosto e contou com a participação de 45 lojistas, é impulsionar os setores da indústria, comércio e serviço, incentivando o empreendedorismo e o intercâmbio com a Bolívia para gerar oportunidade de negócios e desenvolver a região de Guajará-Mirim. E a participação dos produtores do Tempo de Empreender, como expositores, teve o intuito de proporcionar a eles a chance de vivenciar, in loco, essa troca de experiências e informações, bem como a viabilização técnica e econômica para produção e comercialização do açaí, banana e abacaxi que são os produtos trabalhados pelo projeto com as comunidades do entorno da obra da UHE Jirau.

Moradores de Guajará e os turistas - que lotaram os hotéis da cidade durante o período de realização da feira, degustaram banana e abacaxi produzidos pelos agricultores do Tempo de Empreender. A produtora rural, integrante do projeto, Geiciane da Silva Ferreira, 21, avaliou a participação nos eventos da feira, tanto nos restaurantes quanto nos hotéis, como um passo importante no processo de preparação para apresentação dos produtos. “Aprender a se apresentar também faz parte do negócio”, afirmou.

Segundo a produtora de hortaliças (residente na zona rural de Guajará-Mirim) Auriene Façanha de Souza, o foco principal de quem visita a feira é conhecer as novidades da agroindústria. “Esta é a quarta vez que visito, pois gosto de me atualizar. É bastante interessante ver as oportunidades geradas pelo projeto Tempo de Empreender e poder ver de perto mudas geradas em uma biofábrica.”, relatou a produtora, que demonstrou interesse em aplicar as práticas apreciadas durante a exposição na plantação de bananas e para isso pretende visitar União Bandeirantes e realizar um intercâmbio para aprender mais sobre as tecnologias repassadas aos agricultores através do projeto.

Em um estande conjunto, a Biofábrica apresentou Mudas in vitro - o que ajudou a ilustrar os trabalhos realizados pelo projeto. O laboratório está localizado no canteiro de obras da UHE Jirau e realiza técnicas de reprodução clonal assistida de espécies vegetais que tenham importância agrícola, florestal e ambiental.
 

Parceiros

Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)