Quinta-feira, 28 de outubro de 2021 - 12h07

Foi com o auxílio de um rastelo que a servidora Rosicleia Santos, de 48 anos, criou seus quatro filhos. Agente de limpeza da Prefeitura de Porto Velho há 29 anos, ela executa um serviço essencial para o dia a dia da cidade.
Rosicleia iniciou o ofício no município em 1993, ainda no regime celetista. Seis anos depois, ela prestou concurso para agente de limpeza onde se efetivou como estatutária. Foi com a carreira pública que a mãe e avó realizou várias conquistas.
“Como servidora pública eu realizei vários sonhos. Meus filhos e netos sentem muito orgulho de mim e me chamam de heroína, pois foi com esse emprego que eu os criei. Hoje tenho uma filha formada em fisioterapia e o restante dos filhos encaminhados na vida”, relata.
Com uma missão a cumprir, a servidora deixa a sua casa todos os dias, no bairro São Francisco, com destino à sede da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). Lá, ela e os colegas são orientados sobre o serviço do dia. No esquema de mutirão, as equipes executam a limpeza de escolas, unidades de saúde e vias públicas.
Próximo ao Dia de Finados, local de trabalho tem sido o Cemitério Santo AntônioNo entanto, com a chegada do Dia de Finados, o local de trabalho tem sido o Cemitério Santo Antônio, onde os servidores realizam a limpeza do local para receber os visitantes no dia 2 de novembro.
É nesse local que a servidora acumula o momento mais marcante da profissão. Como serviço essencial, ela e os colegas presenciaram, de perto, o aumento no número de enterros devido a pandemia da covid-19.
“A pandemia me marcou bastante. Como um serviço essencial, segui tomando todos os cuidados por mim e pela minha família que aguardava o meu retorno para casa”, lembra.
VALORIZAÇÃO
Executando o serviço há quase três décadas, a servidora relata as conquistas dos agentes de limpeza na atual gestão, entre elas a revisão da carga horária da categoria.
Para quem precisa enfrentar diariamente o calor e o estigma social, o reconhecimento faz toda a diferença para a autoestima e qualidade de vida de quem se dedica a deixar a cidade mais limpa e bonita.
“Eu tenho muito orgulho de ser servidora pública em Porto Velho e de ser uma agente de limpeza nos dias atuais. A discriminação, que ainda recebemos por parte de alguns moradores, desaparece diante do reconhecimento da outra parte da sociedade que, junto a atual gestão, valoriza nosso trabalho e nossa dignidade”, finaliza.
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)