Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Advogados e acadêmicos participam do Ciclo de Palestras



O XI Ciclo de Palestras da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil teve início nesta quarta-feira (15/6), pelas subseções de Ariquemes e Jaru, onde foram debatidos temas como direito previdenciário, reformas no código de processo civil na legislação trabalhista, mudanças no Código Florestal e direito tributário.

Em Ariquemes, a primeira palestra do Ciclo foi proferida pelo advogado Adércio Dias Sobrinho, que abordou sobre “Direito Previdenciário – Dignidade da Pessoa Humana”, qualidade de todo e qualquer ser humano, onde é titular de direitos que devem ser respeitados pelo Estado e por seus semelhantes.

Com o tema “Reflexo das Reformas no CPC na Legislação Trabalhista”, a conselheira seccional da OAB-RO, advogada Zênia Cernov, defendeu a aplicação do Art. 475-J do Código de Processo Civil - CPC, que condena a pagamento de multa pelo descumprimento da sentença no processo do trabalho, defendeu a valorização da advocacia e apresentou alguns aspectos do processo trabalhista que estão sendo levados para o novo CPC como o não cabimento de recurso contra decisão interlocutória.

Jaru

Ministrada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Rondônia, advogado Irlan Rogério Erasmo, a palestra “A reforma do Código Florestal” discutiu sobre as alterações previstas para o novo Código, frisando a evidência que o sistema de produção dos países mais desenvolvidos do mundo busca para superar a contradição desenvolvimento x sustentabilidade, conciliando-os num cenário de globalização das reservas ambientais dos países em desenvolvimento, contextualizando a proposta aprovada na Câmara, que busca afirmar a capacidade plena do Brasil de legislar em respeito ao próprio estágio de desenvolvimento, e principalmente respeitando a realidade.

Na segunda palestra da noite, o advogado Breno Dias de Paula abordou o tema “Tributário - Direitos e Garantias Fundamentais do Contribuinte”, que proporcionou debater acerca dos princípios jurídicos da tributação e as eventuais contrariedades da proposta de reforma tributária com as limitações do poder de tributar. “O evento atendeu à finalidade pretendida que é o incentivo ao debate entre advogados e acadêmicos sobre os temas em questão”, avalia Breno.

Participaram também do evento, como componentes da mesa de honra, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), advogado Irineu Vicente, o presidente da subseção da OAB Jaru, advogado Mario Roberto, a Secretária do Meio Ambiente do Município, Kátia Casula, e os advogados Merquizedks Moreira, Irineu Ribeiro e Dílson Martins, que acompanharam e participaram dos questionamentos dos temas abordados pelos palestrantes, respondendo às duvidas dos participantes do evento.

Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras é uma realização anual da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e sua Escola Superior de Advocacia (ESA) que, neste ano, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia trazem a Porto Velho, para proferir palestras do Ciclo, o ex-ministro Mangabeira Unger e o professor doutor Maurício Mota, do mestrado e doutorado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que falarão sobre “Desenvolvimento: posicionamento estratégico de Rondônia na América Latina” e “A Judicialização da Política”, respectivamente.

O XI Ciclo de Palestras acontece de 15 de junho a 5 de agosto, na capital e no interior do estado, com o objetivo de levar ao conhecimento do maior número de advogados possível, as reformas que estão acontecendo nas leis e códigos brasileiros. É um dos eventos preparativos à XI Conferência dos Advogados, que acontece em Porto Velho nos dias 1 e 2 de setembro deste ano.


Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)