Domingo, 3 de junho de 2012 - 12h03
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de criadores de Zebús, fazenda olhos D’água e parceiros. O primeiro dia de campo do leite foi realizado em Jarú, uma das maiores bacias leiteira do país que culminou com a realização da sexta expo leite que será realizada de 06 a 10 de Junho..jpg)
O primeiro dia de campo do leite aconteceu na fazenda do proprietário Sebastião Araújo. Ele é um dos participantes do Programa de Melhoramento Genético de zebuínos da ABCZ. Em sua propriedade, ele cria o Gir leiteiro, realiza a transferência de embrião e a fertilização in Vitro. Segundo Sebastião, o Gir é uma raça de fácil adaptação do clima quente. “Eu sempre gostei do Gir, mas só depois de um tempo passei a exercer a atividade. É uma raça criada a pasto e usa pouca ração”, enfatiza.
Pela primeira vez no Estado, a ABCZ realiza esse evento, com o objetivo de alavancar o potencial das raças zebuínas, mostrar os trabalhos que tem sido realizado pela associação e principalmente chamar a atenção do Estado para firmar parcerias com os criadores, no intuito de fomentar ainda mais a criação desses animais. “O estado está começando a ter algumas medidas de trabalho que auxiliam no melhoramento genético”, enfatiza Guilherme Henrique Pereira, Gerente do escritório da ABCZ em Rondônia.
A temática abordada no evento foi sobre a qualidade do leite, avaliação linear, manejos em criação de bezerras e bezerros, uso de vacinas reprodutivas e por fim a recuperação das APP’s. No primeiro momento, Mariana Alencar, gerente do PMGZ mais leite (Programa de Melhoramento genético de zebuínos da ABCZ), falou aos produtores rurais sobre a exigência que se está tendo quanto a qualidade do leite para a segmentação de mercado, custos e o rigor cobrado pelos consumidores. Durante a palestra, ela destacou alguns conceitos referentes à composição e condição higiênico-sanitária. “A gente está trabalhando com análise para identificar algumas composições do leite. Através deste serviço, vamos conseguir identificar animais superiores dentro das características, esperando que eles possam contribuir para a pecuária leiteira nacional, já que nós temos uma participação efetiva do zebu leiteiro no Brasil”.
Outra palestra com grande destaque, foi sobre o manejo em criação de bezerros e bezerras. De acordo com o palestrante Luíz Carlos Capovilla, a criação de bezerros, principalmente no nascimento exige boas práticas de manejo e de muito cuidado. Estima-se que 75% das mortes são causadas pela falta de um ambiente higiênico. “Neste primeiro início de vida, o animal requer cuidados redobrados. Eles são suscetíveis às infecções através do umbigo, e do próprio intestino se o alimento estiver contaminado”.
Fonte: Ellen Araújo
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)