Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

A maior reserva de água doce de Rondônia está em Vilhena



A maior reserva de água doce do estado de Rondônia está em Vilhena
A CPRM- Serviços Geológicos do Brasil, vêm implantar na cidade de Vilhena a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas – RIMAS, através de poços de observação distribuídos no principal aquífero do estado de Rondônia o Aquifero Parecis.

Na manhã dessa ultima quinta-feira, 31 de março o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAEE, Josafá Bezerra, recebeu o representante da CPMR, o Geólogo Claudio Cezar Cajazeiras, para realizar a apresentação do projeto RIMAS que visa detalhar o Aquífero Parecis, monitorando as águas subterrâneas da região. As águas subterrâneas além de serem utilizadas no abastecimento humano, são largamente utilizadas na agricultura, indústria, lazer e turismo, alavancando o crescimento econômico e o desenvolvimento do país.

A prefeitura de Vilhena disponibilizou o terreno para a perfuração dos poços e o SAAE estará disponibilizando dois postos para o projeto além de laboratórios onde serão coletados a cada três meses analises físico-quimicas nas amostras de águas, para o acompanhamento desse sistema aquífero, no qual, será conhecida a qualidade e a quantidade dessas águas. O Aquifero Parecis é o maior aquífero do estado, onde estão localizados os poços tubulares com as maiores vazões de Rondônia, atingindo vazões de até 264 m³/h.

Com essas pesquisas, serão identificados os impactos às águas subterrâneas em decorrência da exploração ou das formas do uso e ocupação do solo; gerar informações básicas para as políticas de gestão de recursos hídricos, ambiental e de uso e ocupação do solo, a fim de garantir a função social econômica e ambiental das águas subterrâneas. Também será possível o melhor entendimento da dinâmica do aquífero frente às condições climáticas e mudanças no meio ambiente, dentre outras informações e permitir o cálculo do balanço hídrico com base em parâmetros mais consistentes.

É relevante destacar a importância do monitoramento das águas subterrâneas do Brasil, tendo em vista que, segundo dados do IBGE (2000), cerca de 16% dos municípios brasileiros utilizam exclusivamente água subterrânea para o abastecimento.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç