Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

A maior reserva de água doce de Rondônia está em Vilhena



A maior reserva de água doce do estado de Rondônia está em Vilhena
A CPRM- Serviços Geológicos do Brasil, vêm implantar na cidade de Vilhena a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas – RIMAS, através de poços de observação distribuídos no principal aquífero do estado de Rondônia o Aquifero Parecis.

Na manhã dessa ultima quinta-feira, 31 de março o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAEE, Josafá Bezerra, recebeu o representante da CPMR, o Geólogo Claudio Cezar Cajazeiras, para realizar a apresentação do projeto RIMAS que visa detalhar o Aquífero Parecis, monitorando as águas subterrâneas da região. As águas subterrâneas além de serem utilizadas no abastecimento humano, são largamente utilizadas na agricultura, indústria, lazer e turismo, alavancando o crescimento econômico e o desenvolvimento do país.

A prefeitura de Vilhena disponibilizou o terreno para a perfuração dos poços e o SAAE estará disponibilizando dois postos para o projeto além de laboratórios onde serão coletados a cada três meses analises físico-quimicas nas amostras de águas, para o acompanhamento desse sistema aquífero, no qual, será conhecida a qualidade e a quantidade dessas águas. O Aquifero Parecis é o maior aquífero do estado, onde estão localizados os poços tubulares com as maiores vazões de Rondônia, atingindo vazões de até 264 m³/h.

Com essas pesquisas, serão identificados os impactos às águas subterrâneas em decorrência da exploração ou das formas do uso e ocupação do solo; gerar informações básicas para as políticas de gestão de recursos hídricos, ambiental e de uso e ocupação do solo, a fim de garantir a função social econômica e ambiental das águas subterrâneas. Também será possível o melhor entendimento da dinâmica do aquífero frente às condições climáticas e mudanças no meio ambiente, dentre outras informações e permitir o cálculo do balanço hídrico com base em parâmetros mais consistentes.

É relevante destacar a importância do monitoramento das águas subterrâneas do Brasil, tendo em vista que, segundo dados do IBGE (2000), cerca de 16% dos municípios brasileiros utilizam exclusivamente água subterrânea para o abastecimento.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Centro Municipal de Arte e Cultura Jorge Andrade encerra semestre com apresentações alusivas ao Dia Mundial do Rock

Centro Municipal de Arte e Cultura Jorge Andrade encerra semestre com apresentações alusivas ao Dia Mundial do Rock

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Jorge Andrade, está preparando uma noite inesquecível para

Sema lança chamamento público para cadastro de organizações que atuam com resíduos sólidos

Sema lança chamamento público para cadastro de organizações que atuam com resíduos sólidos

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), publicou o Chamamento Público nº

Ji-Paraná assina ordem de serviço para construção do novo Kartódromo Municipal com investimento de R$ 10 milhões

Ji-Paraná assina ordem de serviço para construção do novo Kartódromo Municipal com investimento de R$ 10 milhões

A Prefeitura de Ji-Paraná deu um passo histórico nesta segunda-feira (14) ao assinar a ordem de serviço para o início das obras do novo Kartódromo M

Prefeitura de Porto Velho anuncia edição 2025 da Marcha para Jesus

Prefeitura de Porto Velho anuncia edição 2025 da Marcha para Jesus

Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (14), no Prédio do Relógio, sede do Poder Executivo da capital rondoniense, marcou o lançamento

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)