Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 - 13h26
A chuva constante que atinge Rondônia provoca estragos em pelo menos 15 municípios, isolando 5 do restante do Estado. A enchente nos rios Muqui, Machado, Urupá e Jaru, eleva para 350, o número de famílias desabrigadas.
Daniel Panobianco A situação das enchentes em Rondônia é vista com preocupação por parte das autoridades locais. Alguns municípios vão decretar emergência junto à SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil), para conseguir ajuda o mais rápido possível.
Entre Costa Marques e Alvorada d' Oeste, a chuva constante elevou o nível de rios e igarapés causando enchente em diversos pontos. Em São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé, ambos no vale do Guaporé, os pontos de atoleiro tomam conta de linhas de acesso, além de impossibilitar o tráfego na rodovia BR-429 que liga à Bolívia.
Em Alvorada d' Oeste, a situação já é de emergência, segundo a administração local. Toda a população está isolada do restante do Estado devido à enchente no rio Muqui, que corta a BR-429, próximo a divisa com Presidente Médici. O nível da água em alguns pontos subiu 3 metros provocando grandes estragos. Ao todo, as autoridades locais informam que mais de 30 pontes caíram no interior do município.
Em Pimenta Bueno, no centro-sul rondoniense, o nível do rio Barão de Melgaço está 1,10 metros2 metros acima do nível normal inundando sítios, chácaras e fazendas. acima do normal e já alaga comunidades ribeirinhas. Já o rio Pimenta, principal formador do rio Machado, está quase
Entre Cacoal e Ji-Paraná, o nível do rio Machado sobe sem parar. Somente em Ji-Paraná, o Corpo de Bombeiros local já contabiliza mais de 40 famílias desabrigadas ou desalojadas e cerca de 100 pessoas fora de suas casas. Ao meio-dia desta quarta-feira, o nível do rio atingiu 11,30 metros, segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas). O nível normal é de 9,37 metros.
Em Jaru, o rio de mesmo nome também transbordou obrigando a retirada de 12 famílias de áreas que ficaram alagadas na manhã de hoje. No interior do município, núcleos e distritos estão isolados onde o único meio de transporte agora é o barco.
As autoridades contabilizam que, somente no Vale do Guaporé, que compreende 5 municípios, cerca de 170 mil pessoas estão isoladas. Em Ji-Paraná, a população afetada pela enchente tende a aumentar muito até sexta-feira, pois voltou a chover forte no período da manhã. Ao todo, o município possui 12 mil pessoas que residem em áreas de risco entre as zonas rural e urbana.
A enchente também já começa a afetar o interior de Vale do Anari e Machadinho d' Oeste, com a mesma cheia de rio Machado. Várias fazendas e comunidades ribeirinhas já estão isoladas.
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)