Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

200 mil pessoas são afetadas pelas enchentes



A chuva constante que atinge Rondônia provoca estragos em pelo menos 15 municípios, isolando 5 do restante do Estado. A enchente nos rios Muqui, Machado, Urupá e Jaru, eleva para 350, o número de famílias desabrigadas.


Daniel Panobianco
– A situação das enchentes em Rondônia é vista com preocupação por parte das autoridades locais. Alguns municípios vão decretar emergência junto à SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil), para conseguir ajuda o mais rápido possível.

Entre Costa Marques e Alvorada d' Oeste, a chuva constante elevou o nível de rios e igarapés causando enchente em diversos pontos. Em São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé, ambos no vale do Guaporé, os pontos de atoleiro tomam conta de linhas de acesso, além de impossibilitar o tráfego na rodovia BR-429 que liga à Bolívia.

Em Alvorada d' Oeste, a situação já é de emergência, segundo a administração local. Toda a população está isolada do restante do Estado devido à enchente no rio Muqui, que corta a BR-429, próximo a divisa com Presidente Médici. O nível da água em alguns pontos subiu 3 metros provocando grandes estragos. Ao todo, as autoridades locais informam que mais de 30 pontes caíram no interior do município.

Em Pimenta Bueno, no centro-sul rondoniense, o nível do rio Barão de Melgaço está 1,10 metros2 metros acima do nível normal inundando sítios, chácaras e fazendas. acima do normal e já alaga comunidades ribeirinhas. Já o rio Pimenta, principal formador do rio Machado, está quase

Entre Cacoal e Ji-Paraná, o nível do rio Machado sobe sem parar. Somente em Ji-Paraná, o Corpo de Bombeiros local já contabiliza mais de 40 famílias desabrigadas ou desalojadas e cerca de 100 pessoas fora de suas casas. Ao meio-dia desta quarta-feira, o nível do rio atingiu 11,30 metros, segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas). O nível normal é de 9,37 metros.

Em Jaru, o rio de mesmo nome também transbordou obrigando a retirada de 12 famílias de áreas que ficaram alagadas na manhã de hoje. No interior do município, núcleos e distritos estão isolados onde o único meio de transporte agora é o barco.

As autoridades contabilizam que, somente no Vale do Guaporé, que compreende 5 municípios, cerca de 170 mil pessoas estão isoladas. Em Ji-Paraná, a população afetada pela enchente tende a aumentar muito até sexta-feira, pois voltou a chover forte no período da manhã. Ao todo, o município possui 12 mil pessoas que residem em áreas de risco entre as zonas rural e urbana.

A enchente também já começa a afetar o interior de Vale do Anari e Machadinho d' Oeste, com a mesma cheia de rio Machado. Várias fazendas e comunidades ribeirinhas já estão isoladas.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)