Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Vice-presidente do Equador diz que Correa está 'sequestrado' em hopital da policia


 
Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Buenos Aires - O vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, disse agora há pouco, segundo informação divulgada pela televisão argentina, que o presidente Rafael Correa encontra-se "sequestrado" no hospital da polícia de Quito, aonde foi levado para receber atendimento médico após aspirar gás lacrimogêneo de uma bomba lançada contra ele.

A bomba explodiu no momento em que o presidente Correa tentava dialogar com policiais e militares que se rebelaram devido ao corte de benefícios (como bônus, gratificações e promoções) autorizado pela Lei do Serviço Público, aprovada recentemente pelo Congresso equatoriano.

A televisão argentina também informou que autoridades do governo equatoriano confirmaram a morte de uma pessoa durante o enfrentamento entre policiais e militares rebeldes e manifestantes leais a Correa.

O presidente do Uruguai, José Mujica, será o primeiro chefe de Estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a desembarcar em Buenos Aires para participar da reunião de emergência do bloco regional, que discutirá a crise no Equador. Mujica deverá chegar às 21hs de hoje (30) ao Palácio San Martin, sede da chancelaria argentina e local da reunião convocada pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e pelo secretário-geral da Unasul, Néstor Kirchner.

O Brasil será representado pelo secretário-geral do Itamaraty, embaixador Antônio Patriota, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência da República.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

A variante Delta do novo coronavírus é "altamente preocupante", à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram