Segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 - 20h31
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela criticou nesta segunda-feira o governo do presidente peruano, Alan García, por afirmar que a Bolívia intervém nos assuntos internos do Peru por ordens do presidente venezuelano, Hugo Chávez.
BBC Brasil
Em entrevista a uma rádio peruana, o presidente García disse que apesar Chávez "já não poder mais intervir" em assuntos internos do Peru, a ele "parece que tivesse delegado esse papel a um governo mais próximo", em referência ao governo de Evo Morales.
García disse ainda que espera que não haja intervenções nos comícios presidenciais de 2011 “como houve em 2006”. O presidente peruano se referiu ao apoio público de Hugo Chávez ao candidato da oposição Ollanta Humala, nas eleições presidenciais de 2006, vencidas por García, o que provocou uma crise política entre os dois países.
A chancelaria da Venezuela criticou os comentários do líder peruano e a “suposta subordinação” do governo boliviano ao da Venezuela e classificou as afirmações de García como “insolentes” e que “corroboram seu desprezo pela integração e particularmente pelos países vizinhos ao Peru, assim como pelas normas elementares de convivência pacífica e respeitosa que devem prevalecer em nossa região”.
Tensão
As relações dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, com Alan García tem sido complicadas desde que o líder peruano assumiu o poder.
Além do apoio aberto de Chávez ao candidato rival de García em 2006, nos últimos doze meses as relações se deterioraram após Lima ter concedido o asilo político ao opositor venezuelano Manuel Rosales, acusado de corrupção pela Justiça da Venezuela.
No caso da Bolívia, Morales entrou em conflito com o Peru após o governo de García ter concedido asilo a três ministros bolivianos acusados de genocídio pela atuação durante os confrontos de 2003 que causaram a morte de mais de 60 pessoas nas revoltas populares causadas pela renúncia do então presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)