Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela abre corredor para doentes na fronteira



Da Agência Lusa

A Venezuela anunciou hoje (7) que abriu um corredor para permitir a passagem de estudantes, trabalhadores, médicos e doentes através da sua fronteira com a Colômbia, fechada há 17 dias por ordem do presidente Nicolás Maduro.

"Começamos com a passagem escolar, a passagem laboral (de trabalhadores), quando são cidadãos colombianos que trabalham na Venezuela. A passagem de médicos venezuelanos para a Colômbia e também passagem de cidadãos que tenham tratamentos médicos", anunciou o governador do estado venezuelano de Táchira, José Gregório Vielma Mora.

José Gregório falou a jornalistas durante uma coletiva de imprensa em que fez um balanço da atuação das operações na sequência das medidas implementadas pelas autoridades venezuelanas para combater o narcotráfico, o paramilitarismo e o contrabando de alimentos e produtos.

Ele disse que na Venezuela "não existem corredores humanitários" e que Caracas não permitirá a passagem de viaturas com produtos pela zona fronteiriça, "enquanto os motoristas não tiverem a documentação necessária para transitar pela fronteira".

Segundo o canal estatal de televisão Telesul, os cidadãos que pretendam cruzar a fronteira deverão apresentar um cartão de identificação de trabalho, que será validado pelas autoridades.

A ministra venezuelana da Educação, Gina Paradoy, anunciou hoje, pelo twitter, que mais de 600 crianças, residentes na zona limítrofe com a Venezuela, regressaram hoje às aulas, nas localidades colombianas de Cúcuta e Villa do Rosário, fronteiriças com a Venezuela.

"Boas notícias! Hoje mais de 600 crianças, na fronteira, regressaram aos seus colégios", escreveu.

Em 24 de agosto último, as autoridades venezuelanas decretaram o estado de emergência em seis municípios fronteiriços com a Colômbia, justificando a medida com o combate a grupos paramilitares, ao narcotráfico e ao contrabando.

O decreto presidencial suspendeu por 60 dias, prorrogáveis, as garantias constitucionais nos municípios de Bolívar, Pedro María Ureña, Junín, Capacho Nuevo, Capacho Viejo e Rafael Urdaneta, do Estado de Táchira.

A Venezuela fechou também as fronteiras dos municípios Lobatera, Ayacucho, Garcia de Hevia e Panamericano, no estado venezuelano de Táchira, a sudoeste de Caracas, ao mesmo tempo que reforçou a presença militar no local.

Desde o fechamento da fronteira, segundo uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1.100 colombianos foram repatriados e mais de 10.000 abandonaram a Venezuela voluntariamente.

O fechamento tem gerado preocupação em organismos internacionais como a União de Nações da América do Sul (Unasul) e a União Europeia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)