Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Satélite para reforçar vigilância da Amazônia


Wellton Máximo
 Agência Brasil


Brasília - A vigilância para monitorar o desmatamento na Amazônia ganhará reforço no próximo mês. Em 18 de setembro, o Brasil e a China vão lançar o satélite de sensoriamento remoto Cbers-2B, o terceiro desenvolvido pelos dois países.

A confirmação da data do lançamento foi feita hoje (10) pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. Ele participou da divulgação do índice de desmatamento da Amazônia entre agosto de 2005 e julho de 2006, que registrou diminuição de 25,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Cbers-2B, que será lançado na China, substituirá o Cbers-2, lançado em 2003 e cuja vida útil expira neste ano. O acordo com o país asiático prevê o lançamento de mais dois satélites conjuntos nos próximos anos. O Cbers-3 deverá ser mandado ao espaço em 2009. E o Cbers-4 só deverá entrar em operação em 2012.

Segundo Gilberto, o monitoramento vai ficar ainda mais preciso a partir de 2010, quando o Brasil lançará o satélite Amazônia-1, o primeiro com tecnologia totalmente nacional destinado a observar o planeta. “Com os satélites ainda previstos, teremos uma capacidade de monitoramento única no mundo”, ressaltou.

De acordo com o Inpe, o Amazônia-1 associado aos satélites chineses garantirá uma cobertura do Brasil e do mundo a cada dois dias com dados de livre acesso pela internet. Desde 2004, o Projeto Cbers distribuiu mais de 300 mil imagens por satélite, o que garantiu ao Brasil a liderança mundial no uso do sensoriamento remoto.

O Projeto Cbers (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi assinado em 1988 durante uma visita do então presidente José Sarney à China. Pelo acordo, os dois países uniriam esforços para estabelecer um sistema completo de observação da Terra compatível com as necessidades dos dois países. O primeiro satélite conjunto, no entanto, só foi lançado em 1999 e já saiu de operação.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes