Sábado, 11 de agosto de 2007 - 15h05
Wellton Máximo
Agência Brasil
Brasília - A vigilância para monitorar o desmatamento na Amazônia ganhará reforço no próximo mês. Em 18 de setembro, o Brasil e a China vão lançar o satélite de sensoriamento remoto Cbers-2B, o terceiro desenvolvido pelos dois países.
A confirmação da data do lançamento foi feita hoje (10) pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara. Ele participou da divulgação do índice de desmatamento da Amazônia entre agosto de 2005 e julho de 2006, que registrou diminuição de 25,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Cbers-2B, que será lançado na China, substituirá o Cbers-2, lançado em 2003 e cuja vida útil expira neste ano. O acordo com o país asiático prevê o lançamento de mais dois satélites conjuntos nos próximos anos. O Cbers-3 deverá ser mandado ao espaço em 2009. E o Cbers-4 só deverá entrar em operação em 2012.
Segundo Gilberto, o monitoramento vai ficar ainda mais preciso a partir de 2010, quando o Brasil lançará o satélite Amazônia-1, o primeiro com tecnologia totalmente nacional destinado a observar o planeta. Com os satélites ainda previstos, teremos uma capacidade de monitoramento única no mundo, ressaltou.
De acordo com o Inpe, o Amazônia-1 associado aos satélites chineses garantirá uma cobertura do Brasil e do mundo a cada dois dias com dados de livre acesso pela internet. Desde 2004, o Projeto Cbers distribuiu mais de 300 mil imagens por satélite, o que garantiu ao Brasil a liderança mundial no uso do sensoriamento remoto.
O Projeto Cbers (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi assinado em 1988 durante uma visita do então presidente José Sarney à China. Pelo acordo, os dois países uniriam esforços para estabelecer um sistema completo de observação da Terra compatível com as necessidades dos dois países. O primeiro satélite conjunto, no entanto, só foi lançado em 1999 e já saiu de operação.
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe