Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Raúl Castro e Ahmadinejad defendem direito de uso pacífico de energia nuclear


Roberta Lopes*
Agência Brasil

Brasília - Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defenderam hoje (12), em Havana, o direito de todos os países ao uso pacífico da energia nuclear.

Os dois líderes encontraram-se ontem (11) na capital cubana. Ahmadinejad está fazendo uma série de visitas países latino-americanos considerados aliados. O presidente iraniano já passou pela Venezuela e Nicarágua. Ela passa ainda pelo Equador e Guatemala.

No mesmo encontro, os presidentes também “ratificaram o compromisso dos dois países para com a defesa da paz, do direito internacional e dos princípios da Carta das Nações Unidas”.

Os dois governantes “reiteraram a oposição à aplicação de sanções econômicas unilaterais” e conversaram sobre alguns temas internacionais, divulgaram os jornais oficiais cubanos.

Ahmadinejad chegou a Cuba ontem, a terceira etapa de um giro a países latino-americano feito em um momento de crescente tensão com o Ocidente devido à sobre o programa nuclear iraniano.

Durante a breve passagem pela ilha, de menos de 24 horas e antes do encontro com Raúl Castro, o líder iraniano participou de uma conferência na Universidade de Havana, que o condecorou com o título doutor honoris causa em ciências políticas.

Nos últimos dias, a tensão com o Ocidente aumentou após a entrada em funcionamento da central iraniana de Fordo. O líder iraniano chegou a Havana no mesmo dia em que o engenheiro nuclear iraniano Mostafa Ahmadi Roshan, um dos responsáveis pela central nuclear de Natanz, foi morto num atentado em Teerã.

* Com informações da Agência Lusa

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes