Sábado, 7 de junho de 2014 - 17h02
Da Agência Lusa
Agência Brasil
O novo presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, que tomou posse hoje (7), garantiu que espera firmar um acordo de associação com a União Europeia (UE) antes ainda neste mês.
“Devemos fazê-lo até 27 de junho. Para mim existe um valor europeu: o da solidariedade. A Ucrânia precisa de solidariedade como o ar que respira”, disse em reunião com convidados para cerimônia de posse.
Poroshenko, um dos homens mais ricos da Ucrânia, disse que está disponível para fechar o acordo assim que Bruxelas der sua anuência para “a associação com a UE, uma ampla zona de comércio livre e um regime sem vistos [com esta zona da Europa]”.
Para o novo chefe de Estado ucraniano “a plena integração econômica e a associação política com a UE são mais que um sonho”, é uma agenda para os próximos anos.
No discurso de posse, Poroshenko defendeu o acordo, que foi rejeitado em fevereiro, detonando protestos que culminaram com a queda do ex-presidente Víktor Yanukóvich.
"Vemos [o acordo] como um primeiro passo para a entrada de pleno direito da Ucrânia na União Europeia”, comentou Poroshenko na presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
O presidente russo, Vladímir Putin, voltou a advertir na sexta-feira (6), na Normandia, que no caso de uma associação entre a Ucrânia e a UE, a Rússia vaqi adotar medidas comerciais protecionistas.
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin