Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente Lula passa mal e não irá a Davos


 
Davos (Suíça), 28 nov (EFE).- A assessoria de imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje que o líder não viajará à Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial, após sofrer uma crise de hipertensão."Está confirmado que o presidente não virá à Suíça, os médicos assim recomendaram", disse à Agência Efe o assessor de imprensa da Presidência brasileira na Suíça, João Marcos Paes Leme.

Lula receberia o primeiro prêmio Estadista Global, com o qual os organizadores do Fórum queriam homenageá-lo por seus oito anos de mandato, que terminam em 2010.

Até o momento, o Fórum não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o cancelamento da viagem do líder brasileiro.

Quando se dirigia para a Suíça, o avião de Lula teve que aterrissar em Recife, após o médico que o acompanhava verificar que o mal-estar que o presidente sentia era suficientemente grave para ser tratado em um hospital.

Lula estava com a pressão alta, tinha sequelas de um resfriado e estava com um elevado estresse, devido à movimentada agenda das últimas semanas.

O líder passou a noite internado no hospital e, apesar de ter recebido alta de manhã, os médicos recomendaram que suspendesse sua viagem à Suíça.

A porta-voz do Fórum, Fon Mathuros, disse que a sessão de entrega do prêmio certamente será suspensa, "porque o prêmio era para ele, se não vier, não faz sentido dar a outra pessoa para que o receba em seu nome".

No entanto, esta informação não está confirmada, e Paes Leme disse que ainda há conversas entre a organização do Fórum e o Governo brasileiro para decidir se a sessão será mantida e, em caso positivo, quem receberia o prêmio.

Em Davos, estão presentes vários membros do Governo brasileiro, entre eles o ministro da Fazenda, Guido Mantega; das Relações Exteriores, Celso Amorim; assim como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Estava previsto também que, antes de receber o prêmio, Lula fizesse um discurso especial, da qual ele mesmo já tinha antecipado parte do conteúdo.

O presidente disse no Fórum Social Mundial - realizado esta semana em Porto Alegre - que pretendia reivindicar aos executivos e banqueiros reunidos em Davos o fato de não terem feito o necessário para evitar a crise econômica e financeira que castigou o mundo no ano passado. 

Fonte: EFE

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)