Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente Lula passa mal e não irá a Davos


 
Davos (Suíça), 28 nov (EFE).- A assessoria de imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje que o líder não viajará à Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial, após sofrer uma crise de hipertensão."Está confirmado que o presidente não virá à Suíça, os médicos assim recomendaram", disse à Agência Efe o assessor de imprensa da Presidência brasileira na Suíça, João Marcos Paes Leme.

Lula receberia o primeiro prêmio Estadista Global, com o qual os organizadores do Fórum queriam homenageá-lo por seus oito anos de mandato, que terminam em 2010.

Até o momento, o Fórum não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o cancelamento da viagem do líder brasileiro.

Quando se dirigia para a Suíça, o avião de Lula teve que aterrissar em Recife, após o médico que o acompanhava verificar que o mal-estar que o presidente sentia era suficientemente grave para ser tratado em um hospital.

Lula estava com a pressão alta, tinha sequelas de um resfriado e estava com um elevado estresse, devido à movimentada agenda das últimas semanas.

O líder passou a noite internado no hospital e, apesar de ter recebido alta de manhã, os médicos recomendaram que suspendesse sua viagem à Suíça.

A porta-voz do Fórum, Fon Mathuros, disse que a sessão de entrega do prêmio certamente será suspensa, "porque o prêmio era para ele, se não vier, não faz sentido dar a outra pessoa para que o receba em seu nome".

No entanto, esta informação não está confirmada, e Paes Leme disse que ainda há conversas entre a organização do Fórum e o Governo brasileiro para decidir se a sessão será mantida e, em caso positivo, quem receberia o prêmio.

Em Davos, estão presentes vários membros do Governo brasileiro, entre eles o ministro da Fazenda, Guido Mantega; das Relações Exteriores, Celso Amorim; assim como o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Estava previsto também que, antes de receber o prêmio, Lula fizesse um discurso especial, da qual ele mesmo já tinha antecipado parte do conteúdo.

O presidente disse no Fórum Social Mundial - realizado esta semana em Porto Alegre - que pretendia reivindicar aos executivos e banqueiros reunidos em Davos o fato de não terem feito o necessário para evitar a crise econômica e financeira que castigou o mundo no ano passado. 

Fonte: EFE

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes