Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Portugueses temem taxação sobre depósitos bancários


Gilberto Costa*
Agência Brasil/EBC

Lisboa – A decisão do governo do Chipre de impor uma taxa sobre os depósitos bancários (6,75% para depósitos de até 100 mil euros e 9,9% para valores superiores) deixou a opinião pública portuguesa apreensiva. A medida no Chipre faz parte do plano de ajustamento econômico e é exigida pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para emprestar 10 bilhões de euros ao país.

O temor dos lusitanos é que algo semelhante possa ser exigido do país, que desde abril de 2011 está sob intervenção externa. A agência de classificação de risco financeiro Moody's já soltou comunicado alertando que a taxação pode estimular a retirada massiva de depósitos em bancos de economias do sul da Europa, como Portugal.

O programa de ajustamento português, assinado com FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comunidade Europeia (CE) não prevê medidas como essa. Pelo contrário, a crítica dos credores é que Portugal só fez ajustamento na parte das receitas (com aumento de impostos) e que o governo precisa fazer cortes estruturais e definitivos nas despesas para diminuir déficit orçamentário.

Ontem (18), o Banco de Portugal (o Banco Central português) e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) vieram a público afirmar que tal medida não será aplicada a Portugal. “É um absurdo qualquer comparação com os bancos portugueses e pensar que em Portugal pode ser aplicada a mesma medida. Os bancos portugueses não têm problemas de solvabilidade, nem de liquidez e os depósitos estão assegurados”, disse o presidente da ABP, Fernando Faria de Oliveira.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também disse que portugueses "podem estar tranquilos, seguros e confiantes de que têm um sistema financeiro dos mais estáveis e dos mais capitalizados neste momento na Europa" e que tributação do Chipre "não é transponível para outros países".

Apesar das garantias da principal autoridade bancária e do representante dos bancos, os portugueses não receberam nenhuma negativa do governo – a quem compete criar impostos, após aprovação do parlamento. Hoje (19) o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, reúne-se com o Partido Social Democrata (PSD) e o Partido Popular (CDS-PP) da coalização que sustenta o governo.

Uma eventual taxação de depósitos bancários em Portugal exigiria a apresentação de um projeto de orçamento retificativo ao Orçamento de Estado 2013, cuja a legalidade está sendo avaliada pelo Tribunal Constitucional (equivalente ao Supremo Tribunal Federal) por causa do aumento de impostos, entre outras razões.

No começo do ano, o Conselho da União Europeia autorizou onze países-membros (incluive Portugal) a introduzir um imposto sobre transações financeiras (ITF). Segundo a proposta, a 'cooperação forçada' serviria para que as instituições financeiras ajudassem no equilíbrio fiscal; diminuindo a especulação financeira e aumentando a capacidade de fiscalização.

A ideia, que lembra a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), criada no Brasil em 1997 e extinta em2007, é inspirada no economista norte-americano James Tobin (morto em 2002) que na década de 1970 propôs a taxação de 0,1% sobre as transações financeiras internacionais (muito abaixo da taxação em Chipre) para reduzir a especulação do mercado financeiro e custear ajuda internacional (Taxa Tobin).

*Com informações da RTP e da Agência Lusa
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)