Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Peru Moda: Oportunidade aos empresários rondonienses



A integração comercial entre Rondônia e o país peruano pode ser ainda mais fortalecida pelo interesse dos empresários rondonienses da indústria da confecção no produto têxtil peruano. Partindo do princípio das facilidades logísticas entre as regiões, com a conclusão da Rodovia Interoceânica, fica ainda mais promissora essa relação bilateral para a concretização de acordos comerciais.

Essa visão mais ampla de mercado motivou a comitiva composta por 19 membros entre industriais da confecção de Rondônia e representantes do Sistema FIERO que esteve em Lima para participar da Peru Moda 2011, o principal evento da indústria da moda peruana. Os artigos expostos, no prédio histórico do Museu da Nação, compreenderam o melhor da oferta de exportação peruana em roupas, aparelhos, acessórios de moda, artigos de couro, artigos de moda e outro.

Foram mais de 500 expositores e oito mil visitantes nacionais e internacionais, com os quais os empresários rondonienses tiveram a oportunidade de fortalecer e ampliar contatos para a concretização de futuras negociações e parcerias comerciais. “O objetivo da missão foi satisfatório. Os nossos empresários puderam conhecer novas linhas de produção, as tendências da moda mundial e ainda constatar a funcionalidade do mercado peruano que a globalização exige, do início do processo de produção até o produto final”, analisou o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú.

O planejamento de toda a produção peruana confeccionada chamou a atenção dos empresários de Rondônia. Daniel Pinheiro Ferreira, empresário de Rolim de Moura, disse que o bastante curioso é que já na tecelagem origina-se e define-se a conclusão do produto. “As peças são industrializadas especificamente, de acordo com a demanda de mercado”, observou.

Já Joel Leopoldino, de Ji-Paraná - que também integrou a missão à Lima - enfatizou a tecnologia de ponta utilizada pelas indústrias têxteis peruanas. “A produção peruana tem excelência, o que traz a qualidade diferenciada do produto final, principalmente, o algodão”.

Desfiles - Além das visitas aos estandes, a comitiva de Rondônia assistiu aos desfiles de estilistas e designers renomados que apresentaram nas passarelas as tendências da moda em estilo étnico. “Tudo sobre a moda mundial esteve ao nosso acesso, proporcionando reunir conhecimento sobre novos produtos que podem agregar à produção local”, alertou a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Rondônia (Sindivest-RO), Helena Aparecida Riça Mourão.

De acordo com a organização da Peru Moda 2011, estimou-se que a feira recebeu mais de 35 países compradores que movimentaram a quantia superior a 74 milhões de dólares.

Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe