Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Peru Moda: Oportunidade aos empresários rondonienses



A integração comercial entre Rondônia e o país peruano pode ser ainda mais fortalecida pelo interesse dos empresários rondonienses da indústria da confecção no produto têxtil peruano. Partindo do princípio das facilidades logísticas entre as regiões, com a conclusão da Rodovia Interoceânica, fica ainda mais promissora essa relação bilateral para a concretização de acordos comerciais.

Essa visão mais ampla de mercado motivou a comitiva composta por 19 membros entre industriais da confecção de Rondônia e representantes do Sistema FIERO que esteve em Lima para participar da Peru Moda 2011, o principal evento da indústria da moda peruana. Os artigos expostos, no prédio histórico do Museu da Nação, compreenderam o melhor da oferta de exportação peruana em roupas, aparelhos, acessórios de moda, artigos de couro, artigos de moda e outro.

Foram mais de 500 expositores e oito mil visitantes nacionais e internacionais, com os quais os empresários rondonienses tiveram a oportunidade de fortalecer e ampliar contatos para a concretização de futuras negociações e parcerias comerciais. “O objetivo da missão foi satisfatório. Os nossos empresários puderam conhecer novas linhas de produção, as tendências da moda mundial e ainda constatar a funcionalidade do mercado peruano que a globalização exige, do início do processo de produção até o produto final”, analisou o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú.

O planejamento de toda a produção peruana confeccionada chamou a atenção dos empresários de Rondônia. Daniel Pinheiro Ferreira, empresário de Rolim de Moura, disse que o bastante curioso é que já na tecelagem origina-se e define-se a conclusão do produto. “As peças são industrializadas especificamente, de acordo com a demanda de mercado”, observou.

Já Joel Leopoldino, de Ji-Paraná - que também integrou a missão à Lima - enfatizou a tecnologia de ponta utilizada pelas indústrias têxteis peruanas. “A produção peruana tem excelência, o que traz a qualidade diferenciada do produto final, principalmente, o algodão”.

Desfiles - Além das visitas aos estandes, a comitiva de Rondônia assistiu aos desfiles de estilistas e designers renomados que apresentaram nas passarelas as tendências da moda em estilo étnico. “Tudo sobre a moda mundial esteve ao nosso acesso, proporcionando reunir conhecimento sobre novos produtos que podem agregar à produção local”, alertou a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Rondônia (Sindivest-RO), Helena Aparecida Riça Mourão.

De acordo com a organização da Peru Moda 2011, estimou-se que a feira recebeu mais de 35 países compradores que movimentaram a quantia superior a 74 milhões de dólares.

Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia