Segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 06h12
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Pelo menos 20 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos durante um ataque do Exército colombiano a um dos acampamentos do grupo, na região de Nariño. O coronel Luis Emilio Cardoso, da Brigada 23 do Exército, disse apenas que é o Ministério Público que está encarregado de prestar informações. O ataque ocorre no momento em que as Farc e o governo colombiano negociam um acordo de paz.
O ataque ocorreu há dois dias, no município de Ricaurte, perto da fronteira com o Equador, no Sudoeste da Colômbia. Os militares disseram ainda que Guillermo Pequeño, apontado como um dos líderes das Farc na região, foi morto.
Nesse domingo (2), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, admitiu que as negociações dos primeiros acordos com as Farc deverão ser concluídas apenas em novembro de 2013. Os representantes do governo e das Farc iniciaram, em 18 de outubro, em Oslo, na Noruega, as negociações de paz que pretendem acabar com um conflito armado que dura cerca de meio século.
As negociações foram transferidas para Havana, em Cuba. Representantes dos governos de Cuba, da Noruega, do Chile e da Venezuela fazem a mediação das conversas. A estimativa é que, em 48 anos de existência, as Farc reúnam aproximadamente 9.200 guerrilheiros.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)