Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Pedir perdão e perdoar – Angelus do Papa no Dia de Santo Estevão


26 de Dezembro – Dia de Santo Estevão, feriado vaticano e também em Itália. Angelus na Praça de S. Pedro: festeja-se o primeiro mártir da Igreja morto por lapidação. Antes de morrer, este discípulo de Jesus pediu o perdão de Deus para aqueles que o mataram. O Santo Padre apresentou um caminho para os cristãos pedirem perdão e serem perdoados.

Após termos contemplado no dia de Natal “o amor misericordioso de Deus, que se fez carne por nós” – referiu o Santo Padre na sua mensagem antes da oração – “hoje vemos a resposta coerente do discípulo de Jesus que dá a vida. Ontem nasceu na terra o Salvador; hoje nasce no céu a sua testemunha fiel. Ontem como hoje, aparecem as trevas da recusa da vida, mas brilha ainda mais forte a luz do amor, que vence o ódio e inaugura um mundo novo."

A este propósito o Papa Francisco referiu que existe um “aspeto especial na narrativa dos Atos dos Apóstolos deste dia que aproxima Santo Estevão ao Senhor”:

“ È o seu perdão antes de morrer lapidado. Pregado na cruz, Jesus tinha dito: ‘Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem’ (Lc 23,34); em tal modo Estevão ‘dobrou os joelhos e gritou em voz alta: “Senhor não lhes atribuas este pecado” ‘ (At 7,60). Estevão é, portanto mártir, que significa testemunha, por que faz como Jesus…”

O Santo Padre lançou neste ponto da sua mensagem uma pergunta: mas para que serve perdoar? “Encontramos a resposta precisamente no martírio de Estevão” – disse o Papa – porque “entre aqueles para quem ele implorou o perdão estava um jovem de nome Saulo; este perseguia a Igreja e tentava destruí-la. Saulo tornou-se pouco depois em Paulo, o grande santo, o apóstolo das gentes. Tinha recebido o perdão de Estevão. Podemos dizer que Paulo nasce da graça de Deus e do perdão de Estevão” – salientou o Papa.

“Também nós nascemos do perdão de Deus” – disse o Santo Padre – “não apenas no Batismo, mas em cada vez que somos perdoados o nosso coração renasce, é regenerado. Cada passo em frente na vida de fé leva a impressão inicial do sinal da misericórdia divina.”

“Não nos devemos nunca cansar de pedir o perdão divino porque só quando somos perdoados aprendemos a perdoar” – disse o Papa que apresentou um caminho para perdoarmos os outros:

“ Antes de mais a partir da oração, como fez Santo Estevão. Começa-se do próprio coração: podemos enfrentar com a oração o ressentimento que sentimos, confiando quem nos fez mal à misericórdia de Deus. Senhor eu peço-te por ele ou por ela… Depois descobre-se que esta luta interior para perdoar purifica do mal e que a oração e o amor nos libertam das cadeias interiores do rancor. É tão feio o rancor… Em cada dia temos ocasião para nos treinarmos a perdoar, para viver este gesto tão alto que aproxima o homem de Deus. Como o Pai celeste tornamo-nos também nós misericordiosos, para que através do perdão vençamos o mal com o bem, transformamos o ódio em amor e tornamos assim mais limpo o mundo.”

Após a recitação do Angelus o Papa Francisco saudou todos os peregrinos presentes na Praça provenientes de Itália e de tantos outros países e renovou os seus votos de Natal, desejando que “a contemplação do Menino Jesus, com Maria e José, possa suscitar uma atitude de misericórdia nas famílias, nas comunidades paroquiais e religiosas, nos movimentos e nas associações, em todos os fiéis e nas pessoas de boa vontade.”

O Santo Padre pediu aos fiéis para rezarem por ele e a todos desejou um bom Dia de Santo Estevão e um bom almoço.

Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)