Segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 07h48
Luiz Antônio Alves
Agência Brasil
O partido Movimento ao Socialismo, do presidente Evo Morales, ganhou em seis dos nove departamentos (estados) bolivianos nas eleições realizadas ontem (4) para escolher governadores e parlamentares regionais. O MAS venceu nos estados de La Paz, Oruro, Potosi, Cochabamba, Pando e Chuquisaca.
Por outro lado, de acordo com a Agência Boliviana de Informações, o partido perdeu em seis das dez principais prefeituras. A oposição ganhou as prefeituras de Potosí, Santa Cruz, Sucre, Tarija, Trinidad e La Paz. O partido do presidente Evo Morales conquistou as prefeituras de Cobija, Cochabamba, El Alto e Oruro.
O candidato governista Oscar Cocarico tornou-se o primeiro governador indígena de La paz, a segunda região mais povoada da Bolívia e sede do governo.
Mais de cinco milhões de eleitores bolivianos participaram ontem de uma eleição histórica. Pela primeira vez, a população elegeu governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.
Essa foi, também, a primeira eleição na Bolívia desde que Evo Morales foi reeleito para a Presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. Os números oficiais das eleições de ontem devem ser divulgados dentro de 15 dias.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin