Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 13h01
Renata Giraldi
Agência Brasil
Brasília – O Parlamento Europeu, formado por 510 parlamentares que representam os 27 países da União Europeia, aprovou hoje (2) a adoção de mais sanções ao Irã. De acordo com a decisão, o objetivo é pressionar o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a cancelar o programa nuclear do país. Há suspeitas de que o programa envolva a produção de armas atômicas. Mas as autoridades iranianas negam as denúncias.
As informações são do Parlamento Europeu. Pela moção aprovada, deve ser proibida a importação gradual de petróleo bruto do Irã. Porém, os parlamentares ressaltaram que as medidas não devem afetar os cidadãos iranianos.
Os europeus compram 20% do seu petróleo do Irã. A Grécia é o país mais dependente – um terço do que é consumido na região vem de poços iranianos. Nos casos da Itália e Espanha, mais de 10% do seu petróleo vêm do Irã.
Durante os debates, os parlamentares disseram temer o bloqueio, por parte dos iranianos, do Estreito de Ormuz, por onde passam as mercadorias da Europa e dos Estados Unidos para vários países asiáticos. Os deputados disseram ainda que apoiam as iniciativas diplomáticas que visam à negociação do fim do impasse envolvendo o Irã.
Para os parlamentares, o governo da Turquia é fundamental para o diálogo e a cooperação com o Irã. Durante as discussões de hoje, eles lamentaram a resistência da China e da Rússia em aceitar que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprove mais sanções ao Irã.
No mês passado, a maior parte dos ministros das Relações Exteriores dos países da União Europeia aprovou a adoção de medidas restritivas adicionais ao Irã. A imposição de novas medidas ocorreu no último dia 23. Entre elas está a proibição gradual da importação de petróleo bruto iraniano na União Europeia a partir de 1º de julho.
Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia
Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est
A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv
Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS
Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei
MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo
Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe